Xepa da vacina: pessoas tentam a sorte nos postos de saúde

Grupo de pessoas aguardam a chamada “xepa” da vacina contra a Covid-19 nos postos de saúde do Rio. A movimentação foi denunciada pelo jornal O Globo, e de acordo com autoridades, está havendo sobras de frascos da Astrazeneca no final do expediente.

A corrida para a vacinação da população contra a Covid-19 acontece em todo o país, mas na cidade do Rio de Janeiro, um movimento tem chamado a atenção de agentes públicos de saúde. A "xepa da vacina" tem sido frequente em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Segundo informações do O Globo, grupos de pessoas estão tentando a sorte em busca das sobras de doses da vacina nos postos ao fim do dia.

O que é a 'xepa da vacina'?

O termo que faz alusão à feira de alimentos, quando está no final e os produtos são vendidos por preços mais baixos, foi escolhido para a movimentação de pessoas que tentam um lugar na fila da vacinação no fim do dia. A xepa da vacina chegou a causar aglomeração no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, ainda de acordo com a publicação do O Globo. Cerca de 20 pessoas esperavam pela "xepa da vacina" no posto municipal na última terça-feira, dia 2 de fevereiro.

Está sobrando vacina nos postos?

Imagem mostra agentes públicos com lotes das vacinas contra covid-19
(foto: agência brasil)

A xepa da vacina começou após algumas sobras chamarem a atenção da população que procurava informações sobre a vacinação nos postos. Segundo funcionários do Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, três doses da vacina de Oxford sobraram no sábado passado, dia 30 e de janeiro, e seis doses no dia 1º de fevereiro.

As sobras acontecem, pois, quando um frasco da vacina é aberto, que contém dez doses, todo o conteúdo deve ser usado até seis horas para não haver desperdício. Por isso, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde tem sido distribuir as vacinas da CoronaVac a partir do começo da tarde, para evitar que ao fim do dia restem doses da vacina de Oxford.

O que as autoridades dizem sobre a 'xepa da vacina'?

O atual secretário de saúde do município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, confirmou que existem "sobras" de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, já que elas vêm distribuídas em dez doses, diferentemente da vacina CoronaVac, que chega em doses únicas. Ao o Globo, Soranz ressaltou que a prioridade atual é imunizar o grupo da fase 1, de acordo com o plano nacional de imunização, e em caso de sobras, a prioridade é destinar os fracos para os idosos acamados que moram nas regiões próximas aos postos.

Vacinação no RJ

Seguindo o calendário do plano de vacinação divulgado pelo governo federal, existe uma ordem que respeita certas fases e grupos prioritários. A expectativa para a primeira fase é de imunizar cerca de 14,8 milhões de pessoas, segundo afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Na cidade do Rio de Janeiro, a campanha de imunização foi antecipada em uma semana, após a prefeitura da cidade confirmar a chegada de novas remessas da vacina no começo da semana, 2 de fevereiro. Com isso, será possível vacinar até o final do mês os idosos de 75 a 79 anos. Em nota divulgada no site da prefeitura, o secretário municipal de Saúde afirmou que pretende até final de março vacinar todos os idosos a partir de 60 anos.

É possível denunciar quem fura a fila

Além da "xepa da vacina", denúncias sobre fura-filas crescem em todos os estados do país. Mas é possível denunciar essas pessoas, e isso é feito de forma online e gratuita. Primeiro, é preciso preencher um formulário no site do Ministério Público, este pode ser o Federal ou do respectivo estado. No formulário dá para anexar a reclamação em relato de texto e enviar mídias como documentos, vídeos e imagens para complementar a denúncia. Veja o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site da Sala de Atendimento ao Cidadão;
  • Preencha o formulário com as informações pessoais de cadastro;
  • Na parte de Dados da Manifestação você irá descrever o ocorrido;
  • No item “Tipo de manifestação” selecione “Pedido de Informação Processual”
  • No fim da página você poderá selecionar as três opções; “Desejo manter meus dados pessoais em sigilo”, “Desejo compartilhar minha localização atual” ou “Esta manifestação é vinculada a outra já cadastrada”;
  • Clique no botão “Cadastrar”;
  • Seu cadastro já será enviado para  MPF.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes