Wozniak, co-fundador da Apple, inicia nova empresa

Steve Wozniak, cofundador da Apple, começou um negócio no espaço de tecnologia “verde” e blockchain, chamado Efforce.

Steve Wozniak, co-fundador da Apple, divulgou seu novo projeto Efforce no início do mês. Trata-se de um incentivo no mercado de edifícios corporativos ou industriais terem projetos “verdes” financiados.

O projeto estava em modo silencioso há quase um ano. Inclusive, o token de código WOZX foi lançado recentemente. De fato, desde sua inclusão em 3 de dezembro na exchange HBTC, se valorizou em 2.170%. O preço no lançamento era de US$ 0,10, e atualmente encontra-se em US$ 2,27.

Além da HBTC, onde iniciou sua negociação, o criptoativo de Steve Wozniak está listado na sul-coreana Bithumb.

Como funciona o Efforce?

Os contribuidores podem participar de projetos de eficiência energética. Isso é possível ao adquirir economias futuras, por meio de ativos digitais. Enquanto isso, as empresas se beneficiam de melhorias na eficiência energética sem custo adicional. Desta forma, a economia resultante é gravada em tempo real no blockchain.

Um contrato inteligente (smart contract) redistribui a economia resultante aos detentores de tokens. Além disso,  as empresas passam a receber, sem intermediários. Tudo isso também com base nos dados exatos de consumo e economia.

O projeto de Steve Wozniak adiciona que nos últimos 10 anos, o mercado de eficiência energética atingiu o valor de US $241 bilhões. Dessa maneira, apresentou um crescimento de 10% ao ano. Nesse sentido, o investimento global deve crescer mais de US $584 bilhões até 2025.

Evitar mudanças climáticas

De acordo com Steve Wozniak, “o consumo de energia e as emissões de gás carbônico em todo o mundo têm crescido exponencialmente”. Tal fato leva a mudanças climáticas e consequências extremamente maléficas para o meio ambiente.

Há muito espaço para diminuir a pegada do consumo energético. “Podemos salvar o meio ambiente simplesmente fazendo mais melhorias de energia”, segundo Wozniak em um comunicado sobre a empresa.

O projeto também destacou que mais de 68% da energia utilizada no mundo não é coberta por um padrão de energia eficiente. Isto é, o sistema no qual é usado poderia ser mais eficiente.

Wozniak quer participação de todos

Efforce, o novo token de steve wozniak

Basta considerar que a maior parte do crescimento da demanda por energia proveniente do resfriamento de ambientes ocorre nas partes do mundo onde não há regulamentação para apoiar o processo de economia de energia.

Steve Wozniak criou o Efforce com o intuito de permitir que todos participem de projetos de eficiência energética. Desse modo, todos os cidadãos do globo podem contribuir para ajudar o planeta.

“Nestes tempos difíceis, muitas pequenas empresas estão lutando. Eles não podem se dar ao luxo de mudar para iluminação LED, o que poderia economizar dinheiro a longo prazo”, disse Jacopo Visetti, líder do projeto e cofundador.

Modelo de venda

O criptoativo foi ofertado em um primeiro momento de forma privada. Ou seja, somente investidores selecionados puderam comprá-lo.

Em um segundo momento o ativo digital entra no mercado secundário para negociação sob o código WOZX. A oferta total foide 1 bilhão de tokens. A princípio, essa taxa de emissão é fixa, o que significa que a quantidade será limitada.

Embora negociado de maneira similar ao bitcoin, o ativo digital de Wozniak foi emitido no início da operação. Em contraposição, no bitcoin a emissão é fracionada em um longo prazo.

Por que investir em ativos digitais?

A corretora Mercado Bitcoin fez um excelente artigo explicando os benefícios edo ativos digitais. De fato, os motivos incluem acesso democratizado, transparência, eficiência e segurança.

Em suma, você poderá seguir uma estrutura de aproximação analisando o mercado, evitando riscos. Desta forma, deve-se estar atento às pegadinhas do mercado, além da segurança nas transações. Enfim, o artigo acima apresenta um conteúdo interessante para lhe guiar nessa empreitada.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes