Mercado Livre e Amazon terão descontos exclusivos, antes mesmo da Black Friday. As prévias acontecerão na primeira quinzena de outubro.
A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e abre a temporada de compras de final de ano. Neste ano, o maior evento do comércio internacional ocorrerá no dia 27 de novembro. Entretanto, a um pouco mais de dois meses, diversas empresas varejistas já começaram a anunciar descontos de até 70%.
Também, neste ano, a corrida por descontos nas lojas, bem como filas de consumidores à espera da abertura dos comércios, devem ser substituídas pelas compras online. Isso porque as vendas e-commerce deram um salto nos últimos meses, por causa da pandemia e isolamento social, mesmo com a retomada do comércio físico nas principais regiões do país.
As prévias da Black Friday são descontos especiais antes do dia oficial de vendas. Geralmente, as vendas são online e duram 24h, pelo menos. Por isso, é importante estar atento às datas e aos valores dos produtos de interesse, para analisar se realmente vale à pena.
Vale ressaltar que o aumento no número de compras online pode trazer bons resultados para o comércio e uma certa recuperação econômica no seguimento. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônica (Abcomm), a base de consumidores por e-commerce cresceu 70% no mundo, percentual que levaria 10 anos para ser uma realidade, em condições normais.
Além disso, um estudo da consultora de e-commerce, Nuvemshop, apontou que a quantidade de pedidos do mês de abril teve a mesmo resultado de 3,5 semanas de Black Friday. Já no mês de maio, o número de vendas online é equivalente a 5 semanas da última sexta-feira de novembro.
Sabendo deste crescimento do e-commerce, a maior varejista da América Latina, Mercado Livre anunciou ofertas de até 70% de descontos em dias exclusivos. Mas também, a Amazon, empresa mais valiosa do mundo, segue a mesma tendência de promoções antes da Black Friday.
O Descontaço Mercado Livre prevê descontos de até 70% em compras acima de R$ 99, entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro de 2020.
Sendo assim, diversos produtos poderão ser adquiridos pelo site, como artigos para casa e decoração, brinquedos, eletrônicos, vestuário, moda, beleza e cuidados especiais etc. Contudo, os descontos variam de acordo com a categoria. Além disso, o Mercado Livre anunciou que vai oferecer frete grátis para todo o Brasil, dadas as condições da prévia da Black Friday. Para as regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Salvador, os produtos serão entregues em até 24 horas, isto é, as entregas expressas.
A Amazon destinará descontos exclusivos para assinantes, os membros primers. Sendo assim, o Prime Day acontecerá entre os dias 13 e 14 de outubro de 2020. Além de ofertas em produtos, de beleza, automotivos, brinquedos, eletrônicos, moda, casa e livros, o evento oferece frete grátis para os consumidores.
Dessa forma, os descontos serão progressivos e variam de acordo com a categoria. Por exemplo, alimentos e bebidas terão descontos de 20% nas compras de 4 ou mais itens. De acordo com o site da Amazon, as promoções são de 20% a 30% off. Contudo, as ofertas são somente para assinantes da Amazon Prime.
Para aproveitar as prévias e a Black Friday, sem dores de cabeça, é importante tomar alguns cuidados. Pensando nisso, o Procon-SP elaborou um informativo com dicas e recomendações para os dias de descontos.
Sendo assim, o órgão de defesa do consumidor destaca que:
Além dessas recomendação, o consumidor deve procurar com "antecedência informações sobre o evento e as marcas que irão participar também garante uma boa organização na hora da compra", orienta o informativo do Procon-SP.
Visto que as vendas online aumentaram e, consequentemente, as reclamações também, vale a pena pesquisar sobre a empresa no ReclameAqui, antes das compras pela internet. Assim, verificando as políticas de troca de produtos, período de resposta e atendimento ao cliente, além de informações sobre entregas.
“A publicidade pode criar uma falsa imagem de promoção e levar o consumidor a comprar um produto que ele não necessita por um preço que pode não ser vantajoso. Por isso é imprescindível fazer uma lista dos produtos que ele precisa, além de pesquisar os preços previamente”, ressalta Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.
Última modificação em 29/07/2022 08:19
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