Cinema & TV

Dia 31 de outubro:8 séries e filmes do Saci Pererê

Personagem do folclore brasileiro é celebrado no dia 31 de outubro.

Escrito por

Dia 31 de outubro celebra o dia do Saci Pererê, uma das lendas mais marcantes do folclore brasileiro, e nada melhor que conferir obras sobre o amado personagem para comemorar a data. Veja filmes e séries do Saci Pererê que você pode assistir na internet!

O Saci - Filmes Saci Pererê

O filme O Saci de 1951 mostra os planos de Pedrinho (Lívio Nanni), que tenta de diversas formas capturar o travesso Saci Pererê. Para isso, o garoto conta a ajuda de Narizinho (Aristeia Paula Souza) e segue as instruções do tio Barnabé (Otavio de Araujo) para tentar colocar o personagem folclórico em uma garrafa. Durante esta jornada, Saci acaba ajudando o garoto a desfazer uma bruxaria de Cuca (Mario Meneguelli).

A trama dos anos 50 é uma obra dirigida por Rodolfo Nanni e com o ator Paulo Matozinho no papel do personagem título. Ele tinha 21 anos quando interpretou o Saci Pererê o e morreu em maio de 2001, aos 71 anos. O artista também atuou em Rio, 40 Graus (1955), Pega Ladrão (1957), A Moreninha (1975), O Ibraim do Subúrbio (1976) e O Coronel e o Lobisomem (1979).

Onde assistir: Youtube

Filme o saci, de 1951 - foto: reprodução/brasiliense filmes

Além da Lenda: O Filme

Além da Lenda: O Filme é para quem gosta de animação, a produção de 2022 mostra um livro sagrado que reúne todas as lendas do folclore brasileiro. Ele é mantido escondido e só é revelado no dia do Saci, sempre em 31 de outubro. No entanto, vilões maquiavélicos como a gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight chegam ao Brasil para tentar capturar o livro e assim dominar as lendas nacionais.

Além de Saci, outros personagens folclóricos também ganham espaço nesta obra, como Curupira, a Cuca, e mais alguns que prometem entrar no caminho dos vilões. Entre estas criaturas mágicas, surge também o pequeno Lucas, um garotinho que é fã de quadrinhos e super-heróis que acaba sendo responsável por tentar proteger o folclore.

Onde assistir: Youtube Filmes, Itunes e Google Play Filmes

Além da lenda: o filme - foto: reprodução/divulgação/tv brasil

 

Veja - Fotos + 14 ideias de fantasias de Halloween 2023

As Fábulas Negras

As Fábulas Negras, de 2014, traz cinco histórias que envolvem o folclore brasileiro e lendas urbanas em um estilo de terror e suspense. Uma delas é o de Saci Pererê, mostrando um homem que desrespeita o povo da mata e entra no bambuzal por conta própria a noite. Com isso, Saci fica com raiva da arrogância do mau-caráter e resolve persegui-lo.

Além desta história, o público acompanha também em As Fábulas Negras a história do monstro do esgoto, que mostra um prefeito se recusa a investir no tratamento do esgoto e rouba o dinheiro da obra. Uma outra que segue a trajetória do lobisomem, a famosa loira do banheiro e também sobre Iara, uma mulher que é avisada por um monstro que o marido está a traindo e por isso ela arma sua morte.

Onde assistir: Itunes

As fábulas negras, um dos filmes com saci pererê para assistir em 31 de outubro - foto: reprodução/divulgação/as fábulas negras (filme independente)

 

Confira também - 11 filmes para assistir no Dia das Bruxas 2023

Cidade Invisível - Séries Saci Pererê

Cidade Invisível é uma série da Netflix criada por Carlos Saldanha, responsável por A Era do Gelo e Rio, que reúne vários personagens do folclore brasileiro em uma trama contemporânea. Entre eles, aparecem o Saci Pererê, a Cuca, o Boto Rosa, a Iara, o Curupira, a Matinta Perê, a Mula Sem Cabeça, entre muitos outros.

O ponto de partida da história é quando Eric (Margo Pigossi), da polícia ambiental, encontra em uma praia do Rio de Janeiro um animal morto. Ele dá início a uma investigação, quando o animal magicamente se transforma em um homem. Após isso, ele começa a descobrir que as lendas que aprendeu na escola talvez não sejam mitos como ele pensava.

Onde assistir: Netflix

Saci pererê na série cidade invisível - foto: reprodução/netflix

Sítio do Picapau Amarelo

A série Sítio do Picapau Amarelo, da TV Globo, é com certeza uma das obras mais famosas que envolvem personagens do folclore brasileira, como o Saci-Pererê, a Cuca, entre outros. A trama é baseada nos livros de Monteiro Lobato e ganhou duas versões, uma grava entre 1977 e 1986, e outra que ficou no ar de 2001 a 2007.

A trama se passa no Sítio do Picapau Amarelo, mostrando a vida de criaturas mágicas. Na Globoplay, você pode conferir as 14 temporadas da primeira versão da trama, dos anos 70/80. A dos anos 2000 não está no catálogo.

Onde assistir: Globoplay

Primeira versão de sítio do picapau amarelo - foto: reprodução/globo

A Turma do Pererê

A Turma do Pererê, de 1998, foi uma série criada pela TVE Brasil baseada nas histórias em quadrinhos de Ziraldo da década de 60 sobre o menino travesso e seus amigos. A trama segue os passos de Saci Pererê nas aventuras com a onça Galileu, o indígena Tininim, tatu Pedro Vieira, entre outros personagens. A série contou com 20 episódios no total, com uma média de 20 minutos cada um.

Onde assistir: Youtube

A turma do pererê - foto: reprodução/tv brasil

Onde assistir: Youtube

Curta de animação o dia do saci pererê! , um dos filmes de saci pererê para assistir - foto: reprodução/youtube/turma do folclore

Saci - Filmes Saci Pererê

Saci, de 2008, faz parte de uma série com cinco desenhos animados realizados em colaboração dos alunos da Rede Municipal do Rio narrados por atores nacionais que traz as lendas do folclore brasileiro. Neste curta de pouco mais de 13 minutos, o público vê a trama de um fazendeiro em Minas Gerais que procura por algo que perdeu há muito tempo. Saci Pererê é que entra no caminho do homem, trazendo com ele o caos. Com direção de Humberto Avelar, a narração fica com o ator Paulo Betti.

Onde assistir: Youtube

Curta de animação saci, de 2008 - foto: reprodução/multirio

 

Leia também - 10 bares para passar o Halloween em São Paulo 2023

Sara Alves

Jornalista e repórter do Jornal DCI imersa no mundo do entretenimento.

Compartilhe
Escrito por
Tags: FilmeSérie