Cinema & TV

Filho de Princesa Leopoldina viveu 4 décadas em manicômio

Pedro Augusto era o neto preferido de Dom Pedro II

Escrito por

Um dos filhos da Princesa Leopoldina, Pedro Augusto, teve uma vida bem diferente de outros membros da corte. Apesar de ser o neto preferido de Dom Pedro II, ele passou boa parte de sua vida em um manicômio e chegou até a ser analisado por Sigmund Freud.

Acompanhe tudo sobre novelas no DCI.

Quem era o Filho de Princesa Leopoldina?

Pedro Augusto (1866-1934) foi o filho primogênito de Leopoldina e Augusto. Ele tornou um homem culto, refinado e o neto favorito de seu avô. Apesar de ser filho de Dina, ele seria o herdeiro do trono, pois acreditava-se que Isabel era estéril, já que ela e o Conde D'Eu demoraram dez anos para conseguirem ter o primeiro filho. Porém, com o nascimento de Pedro de Alcântara (1875-1940), o filho de Dina perdeu o posto.

Pedro Augusto sofria com surtos psicóticos e paranoias, que foram agravados pela viagem de navio feita pela monarquia após a proclamação da República, que os forçou a ir para o exílio na França e no Império Austro-Húngaro. Em 1889, aos 23 anos, os surtos de Pedro Augusto se agravaram e ele foi internado em um manicômio. As informações são do Aventuras na História.

O príncipe passou o resto de sua vida no manicômio, e pouco antes de morrer, aos 68 anos, ele ainda planejava assumir o trono. Pedro Augusto passou 41 anos internado.

Luís Augusto e Leopoldina tiveram outros três filhos: Augusto Leopoldo (1867-1922), José Fernando (1869-1888) e Luís Gastão (1870-1942). A princesa sempre vinha ao Brasil quando as crianças estavam perto de nascer. Porém, no nascimento do último filho, ela decidiu ficar na Áustria, onde Gastão nasceu.

Dom pedro ii e pedro augusto - foto: reprodução/wikimedia commons/aventuras na história

 

Com quem Leopoldina vai se casar na novela?

Nos Tempos do Imperador deve seguir o mesmo rumo da vida real. Isabel (Giulia Gayoso) já escolheu se casar com Gastão (Daniel  Torres), e  Leopoldina está apaixonada por Augusto (Gil Coelho).

Em um primeiro momento, ela foi rejeitada pelo príncipe Augusto, apesar dele também gostar dela - isso porque ele diz que sua família jamais aceitaria que ele se casasse com uma princesa que não é herdeira do trono.

Porém, Augusto decide se entregar à paixão. Em cenas previstas para irem ao ar em 1º de novembro, Leopoldina e Augusto vão se beijar, e Teresa (Letícia Sabatella) e Pedro comemoram a união. Mãe e filha vão agradecer o apoio de Luísa para que os dois pudessem ficar juntos. Mas, por meio de uma carta, a mãe de Augusto dirá que não autoriza o casamento dele com a filha mais nova de Pedro.

Última modificação em 17/10/2022 11:07

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Ver Comentários

  • Pelo amor de DEUS!! a novela e muito boa , tudo!! Mais o tônico Roxa vai morre? De morte pra esse homem!!! Pelo ir de Deus👍

Compartilhe
Escrito por