História da novela Pantanal: 5 pontos para entender a trama

Folhetim foi ao ar pela primeira vez em 1990 na TV Manchete e agora ganha remake produzido pela Globo

A história da novela Pantanal gira em torno da família de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) e de Maria Marruá (Juliana Paes). Ao longo da trama, o destino dos filhos de cada um deles, Joventino (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), irá se cruzar. Abaixo, veja alguns dos pontos mais importantes para entender o folhetim, que estreia em 28 de março.

Qual a história da novela Pantanal

A história começa com José Leôncio, interpretado por Renato Góes na primeira fase da novela. O pai do protagonista, também chamado Joventino, desapareceu durante uma caçada. O peão procurou muito pelo patriarca, mas nunca o encontrou.

Anos depois, Zé Leôncio se torna um fazendeiro rico. Ele conhece Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) durante uma viagem ao Rio de Janeiro e se apaixona. Os pombinhos voltam juntos para o Pantanal e a mulher engravida.

Depois do nascimento de Jove, Madeleine decide que não quer mais ficar na região e foge para o Rio de Janeiro com a ajuda de Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler), levando o filho do casal.

Jove só se reaproxima do pai quando já está adulto. Ele vai até o Pantanal para reencontrar o patriarca, mas os dois se desentendem. É então que ele conhece Juma Marruá e se apaixona.

Novela pantanal atores
Veja fotos dos atores da novela pantanal; renato góes vive josé leôncio na primeira fase - foto: divulgação/globo

Família Marruá - História da novela Pantanal

Maria e Gil (Enrique Diaz) chegaram ao Pantanal procurando por um terra em que pudessem viver - eles perderam todos os filhos em conflitos com fazendeiros no Paraná.

A mulher engravida novamente e então nasce Juma. Entretanto, Gil é assassinado por grileiros, e Maria precisa criar a filha sozinha. Posteriormente, ela acaba sendo morta também e Juma fica órfã.

Maria tem um poder sobrenatural: ele se transforma em onça-pintada quando se sente ameaçada e Juma herda o poder da mãe.

Na segunda fase da trama, Juma conhece Jove e o os dois se apaixonam. O casal precisa atravessar as diferenças sociais e culturais para viver o romance.

Maria e gil
Enrique diaz e juliana paes são gil e maria marruá - foto: divulgação/globo

O Velho do Rio

Outro personagem icônico é o Velho do Rio, interpretado por Osmar Prado no remake. O homem é um curandeiro que ajuda as pessoas atacadas por uma cobra venenosa típica da região e também guia quem se perde por lá. Além disso, ele atua como um guardião das belezas naturais do Pantanal.

Reza a lenda que o Velho do Rio também tem um poder sobrenatural e consegue se transformar na maior sucuri da região. Há pessoas que acreditam que ele possa ser Joventino, o pai desaparecido de Zé Leôncio.

Osmar prado
Osmar prado é o velho do rio - foto: reprodução/globo

 

Tenório e Maria Bruaca

Tenório (Murilo Benício) é o vilão da novela. Ele é casado com Maria (Debora Bloch), a quem apelidou de 'Maria Bruaca'. Os dois têm uma filha, a sensual e independente Guta (Julia Dalavia).

Ao longo da história, é revelado que Tenório tem ligação com a morte dos pais de Juma. Ele também está na mira de forasteiros que buscam vingança.

Um dos grandes momentos da narrativa é quando o vilão descobre que Maria Bruaca mantém um caso com o peão Alcides (Juliano Cazarré) e arma um plano  para decepar o órgão genital do amante de sua mulher.

Tenorio
Murilo benício interpreta tenório em pantanal - foto: globo/joão miguel júnior

 

Filó e Tadeu - História da novela Pantanal

Filó (Letícia Salles/Dira Paes) é o braço direito de José Leôncio. Ela tem um filho, Tadeu (José Loreto), que é afilhado do fazendeiro. A verdade, porém, é que o rapaz é filho do peão e esse é um segredo guardado a sete chaves. Sendo assim, Tadeu é irmão de Jove.

A relação entre Filó e José Leôncio é revelada ao longo da novela e também o porquê deste segredo ter sido guardado por tanto tempo.

Assista ao vídeo com o teaser da novela, divulgado pela Globo.

https://www.youtube.com/watch?v=kHhJlL4d5Vo

+ Novela Pantanal atores: veja o elenco caracterizado

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes