Cinema & TV

Com quantos anos morreu a Princesa Isabel?

Isabel foi princesa regente em ocasiões que Dom Pedro II esteve fora do país.

Escrito por

Isabel nunca chegou ao cargo de imperatriz, pois o Brasil se tornou federalista e expulsou a família real do país enquanto Dom Pedro II ainda era vivo e exercia o cargo de imperador. Mas a herdeira esteve envolvida em momentos importantes da história nacional, como a Lei do Ventre Livre e a Lei Aurea, por isso. Fora do continente Americano, a princesa Isabel morreu com quantos anos?

Princesa Isabel morreu com quantos anos?

A herdeira de Dom Pedro II faleceu aos 75 anos de idade, no dia 14 de novembro de 1921, em Mairie, na França. Ela deu seus últimos suspiros no Castelo d'Eu, que fica na região da Alta Normandia. A princesa Isabel morreu após um bom tempo de saúde debilitada. O estado doente da nobre foi prolongado e só piorou com a morte de dois de seus filhos, Antônio Gastão em 1918 e Luís Maria Filipe em 1920.

Depois do falecimento, o corpo de Isabel permaneceu na França até 1971, quando foi feito um translado da Europa ao Brasil que trouxe os restos mortais dela e do marido, que se foi por causas naturais no ano seguinte a morte da princesa Isabel, em 1922, aos 80 anos de idade. Ambos foram sepultados na catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

Apenas em 1920 o então presidente Epitácio Pessoa revogou o banimento da família imperial do Brasil, antes disso nenhum membro podia pisar no país ou mesmo ter seus restos mortais enterrados aqui.

Túmulos de pedro ii e d. Teresa cristina no centro, princesa isabel à esquerda e conde d'eu à direita no mausoléu imperial - foto: domínio público/reprodução

Princesa Isabel se casou com quem?

Apesar de Dom Pedro II ter tentado juntá-la com Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, Isabel se casou com Gastão de Orléans, conhecido como Conde d'Eu. O casal teve um casamento longo, no total ficaram juntos durante mais de cinco décadas - A princesa Isabel morreu poucos meses antes de completar 57 anos de casamento.

Eles tiveram quatro filhos, Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, que morreu aos 64 anos, Antônio Gastão de Orléans e Bragança, que morreu aos 37 e Luís de Orléans e Bragança, que viveu até os 42 anos. A primeira criança do casal, Luísa Vitória de Orléans e Bragança, nasceu morta.

No lado esquerdo conde d'eu (sentado) e dom pedro ii (em pé), no lado direito teresa cristina e princesa isabel - foto: wikimedia commons/reprodução

O que vai ser mostrado na novela das seis?

A morte da princesa Isabel aos 75 anos de idade não será abordado em Nos Tempos do Imperador, pois o folhetim só mostrará até o ano de 1870. Sendo assim, nem a primeira gravidez da herdeira de Dom Pedro II será abordada, pois a primeira criança de Gastão e Isabel, Luísa, nasceu em 1874.

Porém, o casamento da dupla será mostrado, assim como os primeiros anos do casal. Isabel e Conde d'Eu se casaram em outubro de 1864. Como o folhetim de Thereza Falcão e Alessandro Marson já está abordando este ano, as cenas do casório da dupla não devem demorar para aparecer.

Relacionado - Leopoldina vai ficar com Bernardinho em Nos Tempos do Imperador?

Última modificação em 22/07/2022 10:55

Sara Alves

Jornalista e repórter do Jornal DCI imersa no mundo do entretenimento.

Compartilhe
Escrito por