Nos Tempos do Imperador: Dom Pedro II foi expulso do Brasil?

Saiba o que aconteceu.

Momentos marcantes da história podem ser esquecidos ou mesmo ignorados ao longo do tempo, mas algumas vezes ao se deparar com o tema aquela curiosidade é despertada. Com a novela Nos Tempos do Imperador, o público tem feito perguntas sobre a história do Brasil e o que aconteceu à época da monarquia. Você sabe se Dom Pedro II foi expulso do Brasil?

No ano em que Nos Tempos do Imperador é ambientada, 1856, a monarquia no país é retratada como querida pelo povo. Mas essa é só parte da história. Dom Pedro II foi expulso do Brasil e o final de sua vida foi longe das terras tupiniquins.

Dom Pedro II foi expulso do Brasil?

Dom Pedro II, o último imperador do país foi expulso junto a sua família. Isso aconteceu após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

A revolta de civis e militares contra a monarquia retirou Dom Pedro II do poder do Brasil.

Com o novo governo instalado, o Brasil passou a ser um país com poder descentralizado e instalou o federalismo. O primeiro presidente foi o marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente que assumiu um governo provisório após a Proclamação da República, de 1889 a 1891.

Assim, Dom Pedro II e o resto da família real que vivia no Brasil foram expulsos. Todos partiram para o exílio na Europa. Apenas em 1920, o então presidente Epitácio Pessoa revogou o banimento da família imperial do Brasil; nesta época Dom Pedro II e Teresa Cristina já estavam mortos.

A princesa Isabel morreu em 1921 e o Conde D’Eu um ano depois. Leopoldina de Bragança falecera em 1871.

dom pedro ii e esposa
Dom Pedro II e Teresa Cristina em 1888, um ano antes do exílio começar – Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo/Reprodução

Morte do imperador

Dom Pedro II morreu no exílio em 1891, vítima de uma pneumonia grave. Curiosamente, este foi o mesmo ano em que faleceu a Condessa de Barral, Luísa também teve pneumonia e morreu meses antes do último imperador do Brasil.

Os restos mortais de Dom Pedro II permaneceram em Lisboa, Portugal, até 1922, quando o corpo dele e o de Teresa Cristina foram enviados ao Brasil para serem sepultados por aqui em uma comemoração aos 100 anos da independência do Brasil e separação com Portugal. Ao lado da filha Isabel e o genro Conde D’Eu, os restos de Dom Pedro II estão no Mausoléu Imperial, na Catedral de Petrópolis.

túmulos da família real
Túmulos de Pedro II e D. Teresa Cristina no centro, Princesa Isabel à esquerda e Conde d’Eu à direita no Mausoléu Imperial – Foto: Domínio Público/Reprodução

 

Leia também – 7 curiosidades sobre a princesa Isabel que você devia conhecer

Você pode gostar também
buy cialis online