Nos Tempos do Imperador: Dom Pedro II foi expulso do Brasil?

Saiba o que aconteceu.

Momentos marcantes da história podem ser esquecidos ou mesmo ignorados ao longo do tempo, mas algumas vezes ao se deparar com o tema aquela curiosidade é despertada. Com a novela Nos Tempos do Imperador, o público tem feito perguntas sobre a história do Brasil e o que aconteceu à época da monarquia. Você sabe se Dom Pedro II foi expulso do Brasil?

No ano em que Nos Tempos do Imperador é ambientada, 1856, a monarquia no país é retratada como querida pelo povo. Mas essa é só parte da história. Dom Pedro II foi expulso do Brasil e o final de sua vida foi longe das terras tupiniquins.

Dom Pedro II foi expulso do Brasil?

Dom Pedro II, o último imperador do país foi expulso junto a sua família. Isso aconteceu após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

A revolta de civis e militares contra a monarquia retirou Dom Pedro II do poder do Brasil.

Com o novo governo instalado, o Brasil passou a ser um país com poder descentralizado e instalou o federalismo. O primeiro presidente foi o marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente que assumiu um governo provisório após a Proclamação da República, de 1889 a 1891.

Assim, Dom Pedro II e o resto da família real que vivia no Brasil foram expulsos. Todos partiram para o exílio na Europa. Apenas em 1920, o então presidente Epitácio Pessoa revogou o banimento da família imperial do Brasil; nesta época Dom Pedro II e Teresa Cristina já estavam mortos.

A princesa Isabel morreu em 1921 e o Conde D'Eu um ano depois. Leopoldina de Bragança falecera em 1871.

Dom pedro ii e esposa
Dom pedro ii e teresa cristina em 1888, um ano antes do exílio começar - foto: assembleia legislativa do estado de são paulo/reprodução

Morte do imperador

Dom Pedro II morreu no exílio em 1891, vítima de uma pneumonia grave. Curiosamente, este foi o mesmo ano em que faleceu a Condessa de Barral, Luísa também teve pneumonia e morreu meses antes do último imperador do Brasil.

Os restos mortais de Dom Pedro II permaneceram em Lisboa, Portugal, até 1922, quando o corpo dele e o de Teresa Cristina foram enviados ao Brasil para serem sepultados por aqui em uma comemoração aos 100 anos da independência do Brasil e separação com Portugal. Ao lado da filha Isabel e o genro Conde D'Eu, os restos de Dom Pedro II estão no Mausoléu Imperial, na Catedral de Petrópolis.

Túmulos da família real
Túmulos de pedro ii e d. Teresa cristina no centro, princesa isabel à esquerda e conde d'eu à direita no mausoléu imperial - foto: domínio público/reprodução

 

Leia também - 7 curiosidades sobre a princesa Isabel que você devia conhecer

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de rafael pereira
    Rafael Pereira Diz

    Foi golpe de estado, o povo era totalmente contra a ideia de república no pais, tanto que depois de instaurada a república todas as províncias se rebelaram e entraram em guerras civis contra o novo sistema.

    A ideia republicana já estava literalmente morrendo e desaparecendo no espaço politico na época, pq a monarquia já tinha conseguido se livrar da escravidão e o parlamento já estava discutindo a aplicação do federalismo no império (sim, existe monarquias federativas como por exemplo a Austrália), os republicanos perceberam que nunca conseguiriam instaurar a república por meios democráticos, mas sim pela força por via militar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes