Que horas é a apuração das escolas de samba de SP?
Agremiações do Grupo Especial disputam título de campeã do Carnaval paulista

A apuração do Carnaval de São Paulo acontece nesta terça-feira, 21. As 14 escolas do Grupo Especial disputam o título de campeã da folia paulista após duas noites de desfiles no Sambódromo do Anhembi. O resultado será transmitido pela Rede Globo.
Quando é a apuração das escolas de samba 2023 SP?
A apuração das escolas de samba de São Paulo será hoje, às 15h35, horário de Brasília, na Globo. A transmissão começa logo após a reexibição dos melhores momentos de cada desfile.
A exibição do resultado fica no ar por quase 3 horas. O público pode acompanhar a apuração das notas de cada quesito pela televisão ou também pela internet, através do Globoplay que disponibiliza gratuitamente o sinal ao vivo mediante cadastro.
Televisão: sintonize na Globo no horário indicado acima;
Pelo Globoplay: a plataforma de streaming solicita um cadastro gratuito para liberar o sinal da emissora. Para assistir, siga os passos:
1- Acesse o Globoplay no navegador de seu smartphone ou celular. Se preferir, baixa o aplicativo disponível para iOS e Android;
2- Clique em ‘Agora na TV’. Antes de liberar o sinal, a plataforma irá pedir que você faça login ou cadastre-se. Clique em ‘assista agora’;
3- Faça login com o e-mail e senha cadastrados. Também é possível usar logins do Google ou Facebook para entrar na plataforma;
4- Novo usuários devem fazer uma conta Globo.com. Insira os dados solicitados pelo sistema e concorde com os termos de uso e política de privacidade;
5- Retorne para a página ‘agora na TV’ e aguarde a transmissão começar.
Quem é atual campeã de São Paulo?
A atual campeã paulista é a Mancha Verde. A agremiação conquistou seu segundo título no Grupo Especial com 269,9 pontos em um resultado bastante apertado. Na ocasião, a escola se apresentou com o enredo “Planeta Água”, que trouxe uma reflexão sobre a relação da humanidade com a água, através de uma mensagem de fé e preservação do recurso natural essencial para a vida na Terra.
Neste ano, a escola passou pelo Sambódromo do Anhembi com o enredo “Oxente – Sou Xaxado, sou Nordeste, sou Brasil”, em homenagem ao ritmo nordestino. O desfile contou com a presença de parentes de Lampião e Maria Bonita. Houve também uma homenagem ao Padre Cícero.
A rainha de bateria da Mancha Verde é a atriz Viviane Araújo, que permanece no posto mais cobiçado há 17 anos – a famosa usou uma fantasia chamada “Asa Branca”, em referência à canção de Luiz Gonzaga. Neste ano, foram mais de 230 mil ritmistas na bateria.
Serão julgados pelos jurados os quesitos harmonia, bateria, enredo, alegoria, evolução, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira e fantasia. O desfile das campeãs acontece em 25 de fevereiro, sábado, que retornam ao Anhembi para celebrar o resultado. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet ou nas bilheterias oficiais.
Ver essa foto no Instagram
Qual a escola de samba com mais títulos de São Paulo?
Vai-Vai é a escola que mais ganhou o carnaval paulista ao longo da história com 15 títulos. No entanto, a agremiação foi rebaixada em 2022 e desfilou para o Grupo de Acesso neste ano.
Em segundo lugar está a Nenê de Vila Matilde, com 11 títulos, que também desfilou pelo Grupo de Acesso 1. Quem fecha o top 3 é a Mocidade Alegre, com 10 vitórias.
1º lugar – Vai-Vai: 15 títulos
2º lugar – Nenê de Vila Matilde: 11 títulos
3º lugar – Mocidade Alegre: 10 títulos
4º lugar – Camisa Verde e Branco: 9 títulos
5º lugar – Rosas de Ouro: 7 títulos
6º lugar – Gaviões da Fiel: 4 títulos
7º lugar – Unidos do Peruche e Império de Casa Verde: 3 títulos
8º lugar – X-9 Paulistana, Acadêmicos do Tatuapé e Mancha Verde: 2 títulos
9º lugar – Águia de Ouro: 1 título