Cinema & TV

Relembre quem ganhou a Guerra do Paraguai e o que aconteceu

Conflito foi o mais sangrento e duradouro da América do Sul

Escrito por

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Solano López (Roberto Birindelli), presidente do Paraguai, vai voltar para atrapalhar a vida de Dom Pedro II (Selton Mello). O ditador existiu na vida real e os países de fato entraram em conflito entre 1864 e 1870. O confronto deve ser exibido em breve na trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão, mas para quem está curioso, relembre quem ganhou a Guerra do Paraguai.

Quem ganhou a Guerra do Paraguai na vida real?

A Guerra do Paraguai foi o conflito mais sangrento, de maior proporção e duração da América do Sul. De acordo com reportagem de BBC, o Brasil, Argentina e Uruguai perderam cerca de 120 mil soldados. No Paraguai, foram 280 mil vítimas.

O confronto teve início devido a um conflito interno no Uruguai e logo passou para o nível regional. Em 1864, a disputa entre o Partido Nacional (ou Branco) e o Partido Colorado causou a guerra. Isso porque o Partido Nacional, que governava o país, era o único aliado regional do Paraguai e lhe garantia uma saída ao mar.

Enquanto isso, o Partido Colorado era aliado do Brasil. Venancio Flores, general que comandava os colorados, com o apoio do Brasil, começou uma revolução para derrubar Bernardo Prudencio Berro, do partido Branco.

O Paraguai entra na história quando Solano López sai em defesa do governo uruguaio e ordena a captura de um barco mercante brasileiro, além de invadir o território do Mato Grosso, alvo de disputa entre os dois países.

O conflito durou seis anos, se encerrando em 1870. O Paraguai perdeu a guerra quando Solano López foi morto por soldados brasileiros, na Batalha de Cerro Corá, dando a vitória para os países adversários.

O Paraguai perdeu seus territórios para o Brasil e a Argentina, mas mesmo estando do lado vencedor, o país comandado por Dom Pedro II também teve prejuízos. O conflito contribuiu para o endividamento do governo brasileiro e foi uma das causas do enfraquecimento da monarquia.

Essa é uma das versões do início do conflito entre os países. Segundo o G1, historiadores ainda divergem sobre o motivo que realmente levou o Paraguai à guerra. Alguns especialistas defendem que o conflito era parte do plano do ditador de expandir suas terras e conquistar mais territórios.

Solano lópez - foto: domínio público/wikimedia commons

O que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador?

Solano López irá formar uma aliança com Tonico Rocha (Alexandre Nero) para conquistar o comando do Brasil e acabar com os planos do casamento de Isabel (Giulia Gayoso).

Preocupado com o avanço do paraguaio, Pedro irá desabafar com Luísa (Mariana Ximenes): "Arrogante, violento, déspota! Solano López quer expandir o território paraguaio a qualquer custo. Se contar com apoio do Uruguai, o Brasil corre perigo".

"E você supõe que o casamento de Isabel vai provocar algum tipo de retaliação? Vingança?", questionará a Condessa de Barral. "O incidente em Coroado foi há tantos anos, mas Solano é imprevisível. Imagine dar a mão de Isabel para aquele ditador sanguinário!", se preocupará o imperador.

Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo.

Roberto birindelli interpreta solano lópez em nos tempos do imperador - foto: reprodução/globo

 

Última modificação em 17/10/2022 12:57

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Ver Comentários

  • E no fundo o verdadeiro motivo que ouvimos lá pela região é que a Inglaterra tinha interesses comerciais na região e o Paraguay era um empecilho devido sua independência e por ser auto sustentável. Nesse tempo, Uruguay. Argentina e Brazil eram colônias inglesas..

    • Antes tivéssemos sido uma colônia inglesa. Hoje seríamos uma potência.

    • Dom Pedro II fraquejou e fez o jogo inglês. O Paraguai era mais evoluído dos países da América do Sul

    • Vc deve ter faltado as aulas de história , Brasil nunca foi colônia inglesa

    • Muito bom sabermos um pouco mais de história!
      Parabéns a todos...

    • Valeu a pena o empenho do Brasil, na Guerra com o Ditador Salano Paraguai. Mesmo fazendo dívidas com a Inglaterra. Vocês já imaginaram se o Paraguai tivesse Portos Marítimos. Os navios paraguaio não saiam do Rio de Janeiro. Cigarros piratas, armas, drogas,munições. Étic Luiz Botucatu SP .

  • Como é engraçado
    Nossa história
    Uma mentira atrás da outra
    A única verdade é que o Brasil existe , e o povo somente vive sofrendo

  • Carissimo , o paraguai jamais foi impecilho para a Inglaterra, o mesmo vinha de uma gradual abertura comercial e tudo que alardeam sobre a "pujante " economia paraguaia tinham apoio de um estaleiro britanico o "Blith & sons" , este financiou , na pratica , tudo que o paraguai implantou : ferrovia e telegrafo ( de uso quase exclusivo da familia lopez e militares) fundição ( que fez "poderosos" canhoes de bronze de alma lisa e implementos agricolas alem de utilidades domesticas que não atendiam a demanda interna) e o estaleiro ( que fabricava canoas e barcos pequenos de madeira) e todo este progresso foi posterior a maioria dos estados sul americanos

    • Solano Lopez sonhava com o Paraguai Maior, abocanhando terras do Brasil, Uruguai, Argentina e a consequente saída para o mar. Com antecedência se armou pra isso, bem antes, quase conseguiu. Guardadas as devidas proporções, era uma potência militar. Pegou o Brasil e as nações platinas de surpresa. Até hoje somos assim, navegamos displicentemente entre o perigo e as surpresa, esta a lição do evento.

  • Relatos a parte o que sabemos de concreto é que o ditador sanguinário do Paraguay fazia uso de crianças em seus exércitos oprimia o povo que era obrigado a aplaudir suas sandices e todo o progresso econômico e que teve no Paraguay só benefício o próprio ditador suas amantes, famíliares e seus aceclas. De certa forma o nosso Imperador libertou a população do julgo ditatorial.

  • Antes tivéssemos sido uma colônia inglesa. Hoje seríamos uma potência.

    • A pseudo realeza portuguesa era um bando de fracos ,e covardes ,vieram para o Brasil com médo de infrentar uma guerra

  • O Brasil nunca foi colônia inglesa que eu saiba fomos colonizados pelos portugueses em meados dos anos 1500...

    • O banco inglês Rotschild financiou a guerra ao Brasil. No exército imperial brasileiro, milhares de escravos foram forçados a lutar em troca de sua liberdade.

  • Leiam um livro chamado Genocídio americano , vão ter vergonha de ser brasileiro...

    • Esse livro, escrito por Chiavenato, é a mais rala das publicações sobre a guerra. O autor não usou fontes e dados fidedignos e se limitou a criar a sua versão. Foi un fracasso editorial. Existe uma vasta literatura sobre o assunto. Ler somente esse livro é o mesmo que ler a Folha de São Paulo e achar que está informado.

  • Não sei de onde a pessoa tira a ideia de ter vergonha de ser o que é,no caso brasileiro se aqui nascemos e aqui estamos porque se envergonhar do que é,por acaso isso muda algum coisa teria como morrer e nascer em outro lugar que não tenha vergonha de alguma coisa .

  • O triste é saber que até hoje o Brasil está cheio de Tonícos Rocha na política.
    Dura nossa realidade.

Compartilhe
Escrito por