Putin declara guerra à Ucrânia e faz ameaça a outros países

A Rússia deslocou mais de 150.000 soldados perto das fronteiras da Ucrânia

Putin declara guerra à Ucrânia! O presidente Vladimir Putin disse em um discurso televisionado na noite de quarta-feira, 23, que a Rússia realizará uma operação militar no leste da Ucrânia.

As informações são da CNN.

Putin declara guerra à Ucrânia

Em declaração na noite de quarta-feira, Putin disse que a ação vem em resposta a ameaças vindas da Ucrânia. Ele acrescentou que a Rússia não tem o objetivo de ocupar o país, mas que a responsabilidade pelo derramamento de sangue é do “regime” ucraniano.

O presidente russo também alertou outros países que qualquer tentativa de interferir na ação russa levaria a “consequências que eles nunca viram”.

Segundo o mandatário, a operação militar russa visa garantir uma “desmilitarização” da Ucrânia.

Mais cedo na quarta-feira, um alto funcionário do Pentágono disse que a Rússia reuniu quase todas as forças – infantaria, artilharia, cruzeiro e mísseis balísticos – que precisará montar uma invasão em larga escala da Ucrânia.

Essas forças incluem duas dúzias de navios de guerra no Mar Negro e representam quase 100% do poder de combate necessário para uma grande escala, disse o funcionário que informou os repórteres, mas não estava autorizado a falar publicamente.

A Rússia deslocou mais de 150.000 soldados perto das fronteiras da Ucrânia com "todas as indicações" de que estão prontos para um ataque iminente, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, durante uma entrevista coletiva na quarta-feira.

O movimento estratégico das forças russas ocorreu quando a Ucrânia estava prestes a implementar um estado de emergência de 30 dias na quarta-feira. O presidente Volodymyr Zelenskyy convocou reservistas militares, pois a Rússia reconheceu duas regiões separatistas como independentes e parecia mobilizada para uma grande ação militar.

Zelenskyy disse na terça-feira que a Ucrânia quer "silêncio", mas observou que deve agir. "Mas se ficarmos calados hoje, desapareceremos amanhã". Zelenskyy em discurso emocionado: "O povo da Ucrânia... quer paz". Pouco antes da declaração de Putin, o presidente da Ucrânia rejeitou a antiga afirmação de Moscou de que seu país representa uma ameaça para a Rússia e alerta que uma iminente invasão russa pode causar dezenas de milhares de mortes.

Assista o pronunciamento de Putin, divulgado pelo jornal Metrópoles.

Acompanhe as últimas notícias do mundo

Qual a causa da guerra entre Rússia e Ucrânia

Atualmente, Rússia e Ucrânia estão em estado de guerra, mas o conflito começou em 2014, após a anexação russa da Crimeia da Ucrânia. O governo russo temia que a adesão da Ucrânia à UE e à OTAN criasse um muro ocidental de países aliados, restringindo o acesso da Rússia ao Mar Negro.

A Ucrânia tornou-se uma nação independente com a queda da União Soviética em 1991. Antes era parte do império russo e mais tarde se tornou a República Soviética e acabou com seu legado imperial russo, formando assim laços estreitos com o Ocidente.

Desde a sua independência, o país luta contra a corrupção e as divisões internas. O lado ocidental do país quer integração com o Ocidente enquanto a região oriental com a Rússia.

O conflito começou quando o presidente ucraniano Victor Yanukovych rejeitou um acordo de associação com a União Europeia em favor de laços mais estreitos com Moscou. Os manifestantes o expulsaram no que é conhecido como a Revolução da Dignidade. Em troca, a Rússia anexou a Península da Crimeia na Ucrânia e apoiou a rebelião separatista do leste da Ucrânia.

A Rússia em suas exigências de segurança disse que não quer que a Ucrânia seja um estado membro da OTAN e quer cessar todos os exercícios da Otan perto de suas fronteiras e a retirada das tropas da OTAN da Europa Central e Oriental. Deve-se notar que a admissão da Ucrânia à OTAN exigiria a aprovação unânime dos 30 estados membros. Além disso, a Rússia vê a Ucrânia como parte de sua “esfera de influência”, um território, e não um estado independente.

No entanto, os EUA e a OTAN recusaram as exigências da Rússia. O Ocidente está apoiando a Ucrânia e prometeu atingir a Rússia financeiramente se suas tropas avançarem para a Ucrânia.

O que é a OTAN e qual é o seu propósito?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte ou Aliança Atlântica (OTAN) é uma organização política e militar internacional com o objetivo de garantir a liberdade e a segurança de seus membros por meios políticos e militares.

Ao longo dos últimos 25 anos, a OTAN desenvolveu acordos de associação com cerca de 40 países, que colaboraram com a Aliança num amplo espectro de actividades relacionadas com a segurança e defesa. Com estes países parceiros, a OTAN mantém o diálogo político e a cooperação prática e muitos deles contribuem para as operações da OTAN. Esses parceiros são da área euro-atlântica, do Mediterrâneo, de países da região do Golfo Pérsico e de outros parceiros em todo o mundo. Da mesma forma, a OTAN coopera com outros organismos internacionais (como a União Europeia, a OSCE e a ONU).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes