Relembre quem ganhou a Guerra do Paraguai e o que aconteceu

Conflito foi o mais sangrento e duradouro da América do Sul

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Solano López (Roberto Birindelli), presidente do Paraguai, vai voltar para atrapalhar a vida de Dom Pedro II (Selton Mello). O ditador existiu na vida real e os países de fato entraram em conflito entre 1864 e 1870. O confronto deve ser exibido em breve na trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão, mas para quem está curioso, relembre quem ganhou a Guerra do Paraguai.

Quem ganhou a Guerra do Paraguai na vida real?

A Guerra do Paraguai foi o conflito mais sangrento, de maior proporção e duração da América do Sul. De acordo com reportagem de BBC, o Brasil, Argentina e Uruguai perderam cerca de 120 mil soldados. No Paraguai, foram 280 mil vítimas.

O confronto teve início devido a um conflito interno no Uruguai e logo passou para o nível regional. Em 1864, a disputa entre o Partido Nacional (ou Branco) e o Partido Colorado causou a guerra. Isso porque o Partido Nacional, que governava o país, era o único aliado regional do Paraguai e lhe garantia uma saída ao mar.

Enquanto isso, o Partido Colorado era aliado do Brasil. Venancio Flores, general que comandava os colorados, com o apoio do Brasil, começou uma revolução para derrubar Bernardo Prudencio Berro, do partido Branco.

O Paraguai entra na história quando Solano López sai em defesa do governo uruguaio e ordena a captura de um barco mercante brasileiro, além de invadir o território do Mato Grosso, alvo de disputa entre os dois países.

O conflito durou seis anos, se encerrando em 1870. O Paraguai perdeu a guerra quando Solano López foi morto por soldados brasileiros, na Batalha de Cerro Corá, dando a vitória para os países adversários.

O Paraguai perdeu seus territórios para o Brasil e a Argentina, mas mesmo estando do lado vencedor, o país comandado por Dom Pedro II também teve prejuízos. O conflito contribuiu para o endividamento do governo brasileiro e foi uma das causas do enfraquecimento da monarquia.

Essa é uma das versões do início do conflito entre os países. Segundo o G1, historiadores ainda divergem sobre o motivo que realmente levou o Paraguai à guerra. Alguns especialistas defendem que o conflito era parte do plano do ditador de expandir suas terras e conquistar mais territórios.

Qual foi a causa da morte de solano lópez?
Solano lópez - foto: domínio público/wikimedia commons

O que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador?

Solano López irá formar uma aliança com Tonico Rocha (Alexandre Nero) para conquistar o comando do Brasil e acabar com os planos do casamento de Isabel (Giulia Gayoso).

Preocupado com o avanço do paraguaio, Pedro irá desabafar com Luísa (Mariana Ximenes): "Arrogante, violento, déspota! Solano López quer expandir o território paraguaio a qualquer custo. Se contar com apoio do Uruguai, o Brasil corre perigo".

"E você supõe que o casamento de Isabel vai provocar algum tipo de retaliação? Vingança?", questionará a Condessa de Barral. "O incidente em Coroado foi há tantos anos, mas Solano é imprevisível. Imagine dar a mão de Isabel para aquele ditador sanguinário!", se preocupará o imperador.

Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo.

Guerra do paraguai quem ganhou
Roberto birindelli interpreta solano lópez em nos tempos do imperador - foto: reprodução/globo

 

Você pode gostar também
26 Comentários
  1. Avatar de fernando
    Fernando Diz

    E no fundo o verdadeiro motivo que ouvimos lá pela região é que a Inglaterra tinha interesses comerciais na região e o Paraguay era um empecilho devido sua independência e por ser auto sustentável. Nesse tempo, Uruguay. Argentina e Brazil eram colônias inglesas..

    1. Avatar de osmar
      Osmar Diz

      Antes tivéssemos sido uma colônia inglesa. Hoje seríamos uma potência.

    2. Avatar de deco bamba
      Deco Bamba Diz

      Dom Pedro II fraquejou e fez o jogo inglês. O Paraguai era mais evoluído dos países da América do Sul

    3. Avatar de nelita
      Nelita Diz

      Vc deve ter faltado as aulas de história , Brasil nunca foi colônia inglesa

    4. Avatar de paulo cesar
      Paulo Cesar Diz

      Tônico rocha seria hoje do PT com certeza

    5. Avatar de gerson ferreira
      Gerson Ferreira Diz

      Muito bom sabermos um pouco mais de história!
      Parabéns a todos…

  2. Avatar de renno
    Renno Diz

    Eu dou risada… Brasil nunca foi colônia inglesa kkk

    1. Avatar de luiz
      Luiz Diz

      Valeu a pena o empenho do Brasil, na Guerra com o Ditador Salano Paraguai. Mesmo fazendo dívidas com a Inglaterra. Vocês já imaginaram se o Paraguai tivesse Portos Marítimos. Os navios paraguaio não saiam do Rio de Janeiro. Cigarros piratas, armas, drogas,munições. Étic Luiz Botucatu SP .

    2. Avatar de rodrigo
      Rodrigo Diz

      Vamos nos entregar ao Paraguai! Ainda da tempo…

  3. Avatar de rodrigo
    Rodrigo Diz

    Como é engraçado
    Nossa história
    Uma mentira atrás da outra
    A única verdade é que o Brasil existe , e o povo somente vive sofrendo

  4. Avatar de josé orlando
    José Orlando Diz

    Carissimo , o paraguai jamais foi impecilho para a Inglaterra, o mesmo vinha de uma gradual abertura comercial e tudo que alardeam sobre a “pujante ” economia paraguaia tinham apoio de um estaleiro britanico o “Blith & sons” , este financiou , na pratica , tudo que o paraguai implantou : ferrovia e telegrafo ( de uso quase exclusivo da familia lopez e militares) fundição ( que fez “poderosos” canhoes de bronze de alma lisa e implementos agricolas alem de utilidades domesticas que não atendiam a demanda interna) e o estaleiro ( que fabricava canoas e barcos pequenos de madeira) e todo este progresso foi posterior a maioria dos estados sul americanos

    1. Avatar de haroldo amorim
      Haroldo Amorim Diz

      Solano Lopez sonhava com o Paraguai Maior, abocanhando terras do Brasil, Uruguai, Argentina e a consequente saída para o mar. Com antecedência se armou pra isso, bem antes, quase conseguiu. Guardadas as devidas proporções, era uma potência militar. Pegou o Brasil e as nações platinas de surpresa. Até hoje somos assim, navegamos displicentemente entre o perigo e as surpresa, esta a lição do evento.

  5. Avatar de gean carlos gomes de sousa
    GEAN CARLOS GOMES DE SOUSA Diz

    Relatos a parte o que sabemos de concreto é que o ditador sanguinário do Paraguay fazia uso de crianças em seus exércitos oprimia o povo que era obrigado a aplaudir suas sandices e todo o progresso econômico e que teve no Paraguay só benefício o próprio ditador suas amantes, famíliares e seus aceclas. De certa forma o nosso Imperador libertou a população do julgo ditatorial.

  6. Avatar de osmar
    Osmar Diz

    Antes tivéssemos sido uma colônia inglesa. Hoje seríamos uma potência.

    1. Avatar de antônio
      Antônio Diz

      A pseudo realeza portuguesa era um bando de fracos ,e covardes ,vieram para o Brasil com médo de infrentar uma guerra

  7. Avatar de joão carlos heck
    João Carlos Heck Diz

    O Brasil nunca foi colônia inglesa que eu saiba fomos colonizados pelos portugueses em meados dos anos 1500…

    1. Avatar de emilio
      Emilio Diz

      O banco inglês Rotschild financiou a guerra ao Brasil. No exército imperial brasileiro, milhares de escravos foram forçados a lutar em troca de sua liberdade.

  8. Avatar de ademir
    Ademir Diz

    Leiam um livro chamado Genocídio americano , vão ter vergonha de ser brasileiro…

    1. Avatar de leandro
      Leandro Diz

      Esse livro, escrito por Chiavenato, é a mais rala das publicações sobre a guerra. O autor não usou fontes e dados fidedignos e se limitou a criar a sua versão. Foi un fracasso editorial. Existe uma vasta literatura sobre o assunto. Ler somente esse livro é o mesmo que ler a Folha de São Paulo e achar que está informado.

  9. Avatar de rinaldo
    Rinaldo Diz

    Não sei de onde a pessoa tira a ideia de ter vergonha de ser o que é,no caso brasileiro se aqui nascemos e aqui estamos porque se envergonhar do que é,por acaso isso muda algum coisa teria como morrer e nascer em outro lugar que não tenha vergonha de alguma coisa .

  10. Avatar de marcio
    Marcio Diz

    O triste é saber que até hoje o Brasil está cheio de Tonícos Rocha na política.
    Dura nossa realidade.

  11. Avatar de joão pantoja
    João Pantoja Diz

    Marina, existem estórias e histórias!
    Acho que desde aquele tempo o povo brasileiro era enganado por fakes news, o vencedor foi a Inglaterra e os seus interesses, o perderdor foi o Paraguay.
    Mas por favor dê a outra versão da história, a que parece ser a mais verdadeira.

  12. Avatar de claudio mello
    Claudio Mello Diz

    Inacreditável que em 2021, com acesso fácil a internet para pesquisas. ainda existem pessoas que acreditam que o Paraguai foi vítima de um genocídio orquestrado pelo imperador D. Pedro II e Conde Déu, marido da Princesa Isabel. O ditador Solano Lopes, com 38 anos na época da guerra, invadiu Mato Grosso com o exército paraguaio e ordenou o estupro de milhares de brasileiras, mandou assassinar os próprios parentes, açoitou a própria mãe, colocou crianças de menos de 10 anos na frente de batalha, era alcoólatra, casado com uma famosa prostituta europeia e com mania de grandeza, aquele moleque guarani almejava uma a saída para o mar qualquer custo, a fim de contrabandear produtos, drogas e armas para o mundo todo através de portos marítimos conquistados no Brasil. Pagou sua arrogância com a própria vida ao ser morto como um porco pelo soldado brasileiro Chico Diabo, quando fugia covardemente pela mata nos arredores da capital Assunção. Continua com pena do Paraguai? Então vai morar e conhecerás o inferno sem lei onde tudo pode ou ao menos dê uma pesquisada no Google sobre a verdade dos fatos apurada recentemente pelos historiadores dos países envolvidos,

    1. Avatar de antonio
      Antonio Diz

      Cláudio Mello diz, parabéns pela sua explicação, quem sabe alguns queiram morar no Paraguai, o que falta a muitos mas muitos brasileiros é patriotismo, se déssemos valor ao nosso país, se deixassem de acreditar em falsas promessas desses políticos, se as pessoas procurassem ler e ter um pouco de conhecimento de quem é quem, talvez poderíamos mudar muitas coisas nesse país. Um ex. Muitas pessoas estão acreditando que o fato do preço da carne abaixar é pq o governo tirou imposto, é desejar ser ignorante

      1. Avatar de duke
        Duke Diz

        Patriotismo.??? Kkkkkkk burro. Patriotismo não serve pra nada. Brasil é a lixeira do mundo e isso não vai mudar. Aceita que dói menos.

        1. Avatar de sérgio
          Sérgio Diz

          Cada comentários 😂😂, brasileiros não sabem nem quem descobriu o Brasil, não sabem como foi a independência, fica nessa de independência ou morte, retardado em telas 😂😂😂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes