Cartola FC para iniciantes: guia completo para aprender a jogar

Um guia para aqueles que estão começando recentemente no Cartola FC e não entendem muito bem ainda o funcionamento do jogo

Aqui teremos um guia para iniciantes no Cartola FC ou para os que ainda têm dúvidas relacionadas no jogo. O Cartola FC é um game fantasy criado em 2004 no qual as pessoas montam seus times com jogadores de futebol da vida real.

No entanto, o game se popularizou bastante ao longos dos anos e a cada temporada novos jogadores entram para a diversão. Dessa forma, muitos principiantes/novatos têm dificuldades de como funciona a metodologia. Sendo assim, muitos desistem antes do fim da temporada por não entenderem a sistemática.

Como cria sua conta?

O primeiro passo de tudo, que te dará um login para entrar no jogo mas que o passo a passo é bem simples.

  • Faça um login na Globo.com. Caso não tenha, faça o cadastro
  • Acesse o aplicativo do Cartola FC ou a página do game na internet e começar a criar o time
  • Dê um nome para ao seu time e crie um perfil usando seu nome e time de coração;
  • Escolha entre as opções Cartola FREE (de graça) ou Cartola PRO, por R$ 49,90 ao ano. Vale lembrar que a opção paga te dá mais direitos e mais opções para jogar, o que lhe gera mais benefícios:
  • Feito isso, basicamente está tudo preparado está preparado para você começar a escalar o seu time e competir no game.

Como funciona o Cartola FC?

A disputa do Cartola se dá na utilização de todos os jogadores inscritos no Campeonato Brasileiro Série A e a maioria das pontuações são baseadas na súmula oficial das partidas pela CBF. No entanto, outros scouts são fictícios mas de extrema importância, como por exemplo os desarmes e as defesas difíceis.

O orçamento inicial do game é de C$100 (cartoletas, a moeda virtual do Cartola) e independente da rodada em que você começa a jogar, este será o valor do seu patrimônio. No entanto, o ideal é sempre iniciar na 1ª rodada e escalar seu time em todas as 38 para fins competitivos. Por outro lado,nada impede que você comece a jogar no decorrer da competição.

Como escalar o seu time? - Guia para iniciantes

 

Cartola fc: um guia para iniciantes sobre como escalar

A competição do Cartola se dá por pontuação. Ganha aquele que nas 38 rodadas que acumular o maior número de pontos seja na liga nacional ou numa liga entre amigos. Ou seja, o objetivo é obter mais pontos do que os adversários. Dessa forma, é importante não se esquecer de montar o seu time todas as rodadas e seguir as melhores dicas para se dar bem no game. Além de tudo isso, contar com a sorte também.

Assim como num jogo de futebol normal, são 11 os jogadores de sua preferência a se escalar e o técnico. São 7 os esquemas táticos que o game dispõe para o cartoleiro escalar. No entanto os mais utilizados são aqueles em é possível contar com 3 atacantes no elenco, a posição mais propensar a ter altas pontuações.

Outras dicas primordiais são: escale sempre os jogadores com status de provável, os que têm mais probabilidade de iniciar a partida jogando (os que não jogam, não pontuam); escolher bem o seu capitão pois será aquele em que terá a pontuação dobrada e não se esquecer de confirmar a escalação após o término da montagem ou depois de alguma alteração, pois é assim que ela é salva e seu time da rodada é escalado.

ORÇAMENTO INICIAL DO CARTOLA FC

Cartola fc: um guia para iniciantes

Como o orçamento inicial é de 100 cartoletas, na sua primeira rodada você deverá escalar uma equipe dentro desse limite de orçamento. O seu patrimônio irá valorizar ou desvalorizar ao longos das rodada de acordo com o desempenho dos seus escalados. Sendo assim, ele sofrerá valorização ou desvalorização em função do desempenho dos jogadores escolhidos por você a cada rodada.

Por isso, nas primeiras rodadas, procure escalar jogadores mais baratos, pois estes tendem a sofrer uma valorização maior em caso de bom desempenho. Caso o jogador escalado vá bem na rodada, ele fará pontos e a tendência é que valorize, gerando mais cartoletas. Se for mal, você perde pontos e, possivelmente, cartoletas.

Escolhendo os jogadores de sua prefêrencia e escalado o time, basta esperar o início da rodada e torcer para os seus escalados se destacarem na partida. A sua pontuação será o somatório destes 11 mais o técnico escolhido. Vale lembrar que para o ano de 2020 o Cartola FC disponibilizou mais uma hora para escalar o time. Ou seja, o mercado agora fica aberto até uma hora antes do início da primeira partida da rodada.

Valores das pontuações para o Cartola FC 2020

Os scouts do Cartola vêm tendo alterações nas pontuações do jogo ao longo das temporadas. Para o ano de 2020, três fundamentos tiveram o critério alterado e pontuação modificada: o desarme, o passe incompleto e a defesa difícil. Sendo assim, segue abaixo os valores de pontuações dos scouts atualizados:

Pontuação dos scouts de ataque do Cartola FC

Gol 8 pontos
Assistência 5 pontos
Finalização na trave 3 pontos
Finalização defendida 1.2 ponto
Finalização para fora 0.8 ponto
Falta sofrida 0.5 ponto
Pênalti perdido -4 pontos
Impedimento -0.5 ponto
Passe incompleto -0.1 ponto
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes