Borussia Dortmund x Schalke 04: quem é freguês de quem no clássico alemão

Equipes se enfrentam no jogo de número 157 neste sábado (24), às 13h30, pela 5ª rodada da Bundesliga. Partida será transmitida pelo aplicativo Onefootball

Borussia Dortmund e Schalke 04 protagonizam neste sábado, dia 24, o clássico alemão de número 157, conhecido como Revierderby. A partida acontece no Signal Iduna Park, com a presença de trezentos torcedores, às 13h30, pela 5ª rodada da Bundesliga 20/21.

A rivalidade existe sobretudo pelo fato das equipes serem da região do Vale do Ruhr, na Renânia do Norte-Vestfália.

Os azuis reais são de Gelsenkirchen, enquanto os aurinegros estão na cidade de Dortmund. Dessa maneira, apenas 30km separam os dois.

O último confronto aconteceu em 16 de maio, pela temporada passada da Bundesliga, com o placar de 4 a 0, favorável ao time da casa, o Borussia. Assim, o jogo aconteceu sem público, já que marcou o retorno do futebol após a pausa devido ao coronavírus.

Números e retrospecto de Borussia Dortmund x Schalke 04

São 156 partidas realizadas entre as equipes de maior rivalidade no futebol alemão, segundo números disponíveis nos sites oficiais dos clubes.

A primeira vez que se encontraram foi em 1925, com a vitória do Schalke por 4 a 2. Naquela época, o domínio era principalmente dos azuis, já que levantaram a taça do campeonato nacional sete vezes, encerrando a hegemonia em 1958.  Desde então, na era Bundesliga, o clube não conseguiu nenhum título.

Entretanto, o Borussia Dortmund começou bem, levando duas taças nos anos 50. Sobretudo, enfrentou um longo período sem celebrações. Nos anos 90, a era de ouro começou, isto é, a equipe se recuperou, conquistou títulos, venceu clássicos e alcançou o patamar global do futebol, assim até hoje.

Classico alemao
Foto: borussia dortmund oficial

No retrospecto geral, o Schalke sai na frente, acumulando 60 conquistas, contra 53 do Dortmund e 43 empates.

Por outro lado, na Bundesliga, em 96 partidas, quem se da melhor é o Dortmund, com 34 vitórias, 30 empates e 32 triunfos para o Schalke.  No quesito casa, o Borussia também tem vantagem. São 21 vitórias, 15 empates e 12 derrotas em 48 jogos.

Como vem as equipes no fim de semana?

Para o duelo deste fim de semana, o treinador do Dortmund, Lucien Favre, não conta com Emre Can, diagnosticado positivo para covid-19, além de Schmelzer, Schulz e Zagadou por lesão.

Durante a semana, o time amarelo foi superado pela Lazio, na Itália, por 3 a 1, em partida válida pela 1ª rodada da fase de grupos da Champions League. No campeonato alemão, ocupa a terceira posição, com nove pontos.

  • Provável Borussia Dortmund: Bürki; Piszczek, Hummels, Delaney; Passlack, Witsel, Bellingham, Guerreiro; Reyna, Reus; Haaland

Manuel Baum, técnico do Schalke 04, não tem o goleiro Fährmann, Mark Uth e Serdar também por lesão. Ademais, Kabak ainda cumpre suspensão.

A equipe dos mineradores não vem bem na temporada, principalmente por ocupar a 17ª posição, salvo apenas um ponto.

  • Provável Schalke 04: Rönnow; Ludewig, Sané, Nastasic, Oczipka; Mascarell; Skrzybski, Harit, Bozdogan, Raman; Paciencia

Como assistir o clássico?

O clássico entre Borussia Dortmund e Schalke 04 que acontece neste sábado (24), pela 5ª rodada do Campeonato Alemão, a Bundesliga, terá transmissão do aplicativo Onefootball, às 13h. Totalmente grátis, está disponível na loja de aplicativos do IOS e Android.

Além disso, o site do aplicativo também disponibiliza gratuitamente trasmissão.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes