Como fazer o cálculo do Simples Nacional? Veja passo a passo

O primeiro passo para verificar quanto terá que pagar de impostos no mês em questão, é verificar qual a receita bruta total dos últimos doze meses.

O momento de fazer o cálculo do Simples Nacional pode gerar dúvidas. Apesar de a modalidade ter o objetivo de facilitar a arrecadação de impostos pelas micro e pequenas empresas.

No regime tributário do Simples Nacional, o empresário paga em uma única guia todos os impostos devidos. Entre eles o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Para participar, é necessário se enquadrar na categoria de microempresa ou de empresa de pequeno porte.

Então, veja o passo a passo para fazer o cálculo do Simples Nacional, que envolve dois fatores principais: receita bruta total da sua empresa e alíquota efetiva em que a empresa corresponde.

1. Verifique o faturamento dos últimos 12 meses

O primeiro passo para verificar quanto terá que pagar de impostos no mês em questão, é verificar qual a receita bruta total dos últimos doze meses. Para empresas com menos de um ano de funcionamento, a orientação é fazer a média de faturamento.

Para obter o valor da receita bruta total é preciso ter em vista a soma de todas as receitas ao longo dos últimos doze meses, adquiridas a partir de venda de produtos ou serviços.

2. Confira a alíquota correspondente

Em seguida, para efetuar o cálculo do Simples Nacional, o empreendedor deve acessar o anexo de seu ramo de atividade para visualizar qual será sua alíquota, de acordo com o resultado da receita bruta total feito anteriormente.

Nota-se que a partir de uma mudança realizada em 2018, o Simples nacional passou a apresentar cinco anexos com dados sobre para o cálculo de diferentes ramos de atuação: São eles: comércio, indústria, locação de bens móveis e determinados serviços. Além de serviços citados no artigo 18 da Lei Complementar n.º 155.

3. Calcule a alíquota efetiva

Então, há uma fórmula para fazer o cálculo da alíquota efetiva do Simples Nacional. Veja:

  • (receita bruta total x alíquota) - parcela a deduzir / receita bruta total

Ao finalizar essa conta, o resultado encontrado será a alíquota que deverá ser aplicada na receita bruta. Nota-se que o valor da parcela a deduzir também pode ser visto nos anexos do Simples Nacional.

4. Finalize o cálculo do Simples Nacional

Por fim, basta usar o resultado da alíquota efetiva para finalizar o cálculo do Simples Nacional, e verificar o valor total de impostos a serem pagos no mês. Basta multiplicar essa alíquota pelo total de faturamento do mês em questão. Veja a formula:

  • Receita bruta do mês x alíquota efetiva

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes