Eleições nos EUA: brasileiro não está sabendo lidar com os votos de papel

A demora para sair o resultado e o complexo sistema eleitoral rendeu uma série de memes

Eleições nos EUA– A disputa eleitoral entre Donald Trump e Joe Biden gerou alvoroço nas redes sociais. Apesar de ser um dos eventos democráticos mais esperados no mundo inteiro, há adversidades: o sistema eleitoral é complexo, a disputa está acirrada e o resultado está demorando para sair.

Desde terça-feira, dia 03, esse ecossistema aflorou o senso de humor dos internautas e culminou numa onda de memes. O principal motivo de espanto é a demora na apuração dos votos das Eleições nos EUA, já  que no Brasil ela é realizada rapidamente graças à urna eletrônica, que faz com que o resultado seja divulgado no mesmo dia em que os eleitores votam.

Enquanto ainda faltam os resultados de quatro estados-chave (Geórgia, Arizona, Nevada e Pensilvânia), os memes continuam agitando a Internet. O Jornal DCI reuniu os principais:

https://x.com/MaurilioBarbosa/status/1323588628140986375?s=20

 

Lello on X (formerly Twitter): “Lista de instituições brasileiras com sistemas eleitorais melhores do que os EUA:- Paredão de BBB- Apuração das escolas de samba- Eleição do DCE- Enquete de fofoca de programa da tarde na TV / X”

Lista de instituições brasileiras com sistemas eleitorais melhores do que os EUA:- Paredão de BBB- Apuração das escolas de samba- Eleição do DCE- Enquete de fofoca de programa da tarde na TV

Daniel on X (formerly Twitter): “🚨 Imagens ao vivo da apuração dos votos via correio na Pensilvânia. #ElectionDay pic.twitter.com/bpmliCYO58 / X”

🚨 Imagens ao vivo da apuração dos votos via correio na Pensilvânia. #ElectionDay pic.twitter.com/bpmliCYO58

WhatsApp Image 2020 11 05 at 15.46.12

 

WhatsApp Image 2020 11 05 at 13.39.31

TV Maresol on X (formerly Twitter): “Furacão atinge os Estados Unidos e espalha todos os papéis. TRE anuncia que vai recolher tudo e vai recontar os votos do início pic.twitter.com/pzhIBBicq2 / X”

Furacão atinge os Estados Unidos e espalha todos os papéis. TRE anuncia que vai recolher tudo e vai recontar os votos do início pic.twitter.com/pzhIBBicq2

WhatsApp Image 2020 11 05 at 15.45.00

Eleições nos EUA: Como funciona?

Primeiramente, acontecem as primárias, no primeiro semestre do ano. Nesse momento, cada estado elege delegados, conforme o número de habitantes. Dessa forma, estados mais populosos têm mais delegados.

Esses delegados, por sua vez, são representantes de um partido,  geralmente Democrata ou Republicano, e vão a uma convenção nacional que acontece no meio do ano.

Na convenção nacional , os partidos selecionam os pré-candidatos à eleição e assim começam as campanhas eleitorais em todo o país.

Quando os eleitores norte-americanos votam, eles na verdade estão decidindo para quem vão entregar os delegados de seus estados. O candidato que conseguir o maior número de delegados fica com todos, é o esquema chamado de ” The winner takes it all.”O modelo só não é adotado nos estados do Maine e de Nebraska, que adotaram o sistema proporcional.

Outro ponto relevante é que o voto nas Eleições dos EUA não é obrigatório, não tendo prejuízo para quem não quiser comparecer. É por isso que os candidatos se mobilizam tanto em suas campanhas para que a população americana compareça no dia da votação.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes

8xBet 8xBet