Poderoso grupo financeiro da China rumo a estreia no mercado de ações

O grupo chinês de tecnologia financeira, Ant, revelou planos para uma estreia no mercado de ações que pode bater um recorde de 30 bilhões de dólares

Ant Financial, o poderoso grupo financeiro da China, anunciou seus planos para estrear no mercado de ações. De antemão, a empresa, filiada à gigante do varejo online Alibaba, afirma que venderá ações em Hong Kong e Xangai.

O anúncio foi feito em meio a tensões crescentes, enquanto o governo Trump reprime as empresas chinesas.

Embora muitos no Ocidente não tenham ouvido falar do grupo Ant Financial, ele é mais conhecido na China pela potência dos pagamentos móveis Alipay.

 

Grupo financeiro da china
Imagem: reprodução / getty images / bloomberg

Ant Financial: o poderoso grupo financeiro da China

 

Ant Financial é um poderoso grupo financeiro da China com sede na cidade de Hangzhou. Seu lançamento aconteceu em 2004 pela gigante do comércio eletrônico Alibaba e seu fundador Jack Ma.

Desde então, a Alipay se tornou o principal negócio de pagamentos móveis da China.

Junto com os pagamentos móveis, mais de 700 milhões de pessoas por mês e 80 milhões de empresas usam o serviço para pagar contas, comprar seguros e investir em fundos mútuos.

Enquanto isso, o Alibaba, que possui uma participação de 33% no grupo Ant Financial, está cada vez mais ampliando seus serviços para o aplicativo Alipay.

De acordo com David Dai, analista sênior da gestora de ativos Bernstein em Hong Kong, a empresa tem uma enorme participação na indústria de pagamentos digitais da China. "Junto com a Tencent, a Ant processa cerca de  28,8 trilhões de dólares de pagamentos e transferências anualmente. Isso é maior que o volume da Visa e Mastercard juntos”, argumentou.

Porém, de acordo com o perfil online da própria empresa, não é o tamanho que importa, mas a longevidade: "Não perseguimos tamanho ou poder; aspiramos ser uma boa empresa que durará 102 anos."

 

Venda das ações

Embora o anúncio da Ant não revele a avaliação da empresa ou quanto ela planeja aumentar em sua estreia no mercado de ações, os analistas consideram que o grupo vale até 300 bilhões de dólares. 

Isso daria uma avaliação mais alta do que a de muitos dos maiores bancos da América.

De acordo com Shaun Rein, do China Market Research Group, “as maiores instituições financeiras do mundo estão agora na China".

A expectativa é de que a empresa venda ações equivalentes a uma participação entre 10% e 15%, que poderá ser a maior Oferta Pública Inicial (IPO) da história.

Ant Financial Group planeja fazer sua estreia no mercado da Bolsa de Valores de Xangai e Hong Kong, que são vistos como o equivalente chinês da Nasdaq dos Estados Unidos.

A empresa não divulgou por que escolheu essas bolsas de valores. Porém, é notável que não optou por se listar nos Estados Unidos ou em um dos maiores centros financeiros europeus.

De acordo com Bao Vu, diretor de investimentos da RE Lee Capital, a Ant escolher Xangai e Hong Long é uma grande vitória para a indústria de serviços financeiros da China. Afinal, isso mostra uma alternativa às bolsas dos EUA. 

Além disso, abre caminho para que outras empresas de tecnologia se listem fora dos EUA.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes