Os cães são os companheiros mais antigos dos humanos, mostra estudo

Um estudo de DNA do cachorro mostrou que nosso “melhor amigo” no mundo animal também pode ser o mais velho.

Um estudo do DNA canino, mostrou que os cães são os companheiros mais antigos dos seres humanos.

A análise revela que a domesticação do cão pode ser rastreada até 11 mil anos, até o final da última Idade do Gelo.

Assim, isso confirma que os cães foram domesticados antes de qualquer outra espécie que conhecemos.

Nossos companheiros caninos estavam espalhados pelo hemisfério norte nessa época e já haviam se dividido em cinco tipos diferentes.

Apesar da expansão dos cães durante a era colonial, vestígios de antigas raças indígenas sobrevivem hoje nas Américas, Ásia, África e Oceania.

Assim, a pesquisa preenche algumas lacunas na história natural de nossos companheiros animais próximos.

 

Cães são os companheiros mais antigos
Imagem: reprodução q pexels

Cães são os companheiros mais antigos dos humanos

Até certo ponto os padrões genéticos dos cães espelham os dos humanos, pois eles acompanhavam os humanos a todo momento, inclusive quando estes se moviam. Mas também havia diferenças importantes.

Os primeiros cães europeus eram inicialmente diversos, com origem de duas populações muito distintas, uma relacionada aos cães do Oriente Médio e outra aos cães siberianos.

Mas em algum momento, talvez após o início da Idade do Bronze, uma única linhagem de cães se espalhou amplamente e substituiu todas as outras populações de cães no continente. 

De acordo com Greger Larson, um co-autor da Universidade de Oxford, "os cães são nossos parceiros animais mais antigos e mais próximos.  Assim, usar o DNA de cães antigos está nos mostrando quão longe nossa história compartilhada vai e nos ajudará a entender quando e onde este relacionamento profundo começou".

A príncipio, acredita-se que os cães evoluíram de lobos que se aventuraram em acampamentos humanos, talvez farejando por comida. Ao serem domesticados, eles eram companheiros de caça ou guardas dos humanos.

Os resultados sugerem que todos os cães derivam de uma única população extinta de lobos - ou talvez de alguns poucos parentes próximos. 

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes