CLT: como é feito o pagamento de férias dos funcionários?

Valores devem levar em conta o adicional de 1/3, além de descontos do INSS e IRRF. Trabalhadores podem ter redução no período de descanso em casos de faltas sem justificativa

Após um ano de trabalho, os trabalhadores começam a esperar pelas férias remuneradas. Trata-se de um período essencial para a segurança e saúde do trabalhador. Entretanto, pode trazer algumas dúvidas, principalmente referente ao pagamento de férias. Reunimos as principais dúvidas sobre o pagamento de férias aos funcionários de acordo com as leis da CLT.

Como funcionam as férias?

Férias é um direito garantido ao funcionário de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e Constituição Federal de 1988, onde o empregado tem direito a férias a cada período de 12 meses de trabalho. Portanto, ao completar um ano na empresa no período aquisitivo, o funcionário tem direito a 30 dias de férias no ano subsequente. Assim, o funcionário deve receber os valores do pagamento de férias.

Conforme a reforma trabalhista, as férias podem ser divididas em até três períodos durante o ano. Entretanto, um dos períodos não pode ser inferior a 14 dias, e os restantes não podem ser inferiores a 5 dias. Assim, o empregador tem o direito de escolher o período que o funcionário pode tirar férias, mas elas não podem ter início dois dias antes de um feriado ou de um repouso semanal remunerado.

 

Como funciona o pagamento de férias?

O funcionário tem direito à remuneração mensal durante o período de férias, além de um adicional correspondente a 1/3 do salário. Assim, o valor total deve ser pago até dois dias antes do início das férias. Além disso, é importante que o empregador não esqueça de descontar no período as faltas não justificadas no trabalho. O valor da remuneração mensal funciona como um adiantamento no mês anterior as férias.

 

Abono pecuniário

O funcionário também pode vender parte das suas férias, através do abono pecuniário. O processo acontece internamente. Assim, o trabalhador que tiver interesse em vender até 10 dias de férias deve comunicar o empregador com pelo menos 15 dias de antecedência do período aquisitivo. Ou seja, antes de completar os 12 meses de trabalho que dão direito as férias. Então, é necessário trabalhar os 10 dias que o trabalhador vendeu.

O empregador não pode recusar a compra de 1/3 das férias do trabalhador, porque é direito do trabalhador. A empresa também pode fazer a oferta, todavia o trabalhador não tem a obrigação de aceitar. Dessa maneira, ele não pode ser imposto pelo departamento de Recursos Humanos. Caso isso aconteça, o trabalhador tem direito às férias em dobro pela irregularidade na concessão do período.

 

Como é feito o cálculo do pagamento de férias?

Para saber o quanto o funcionário deve receber ao sair de férias, é preciso fazer um cálculo que considere o adicional de 1/3 do salário com deduções como o INSS e IRRF. Além disso, é possível adicionar a média de variáveis, como as horas extras, comissões e bônus, se houver. Já a porcentagem do desconto varia de acordo com o valor bruto do salário.

 

Leia também:

Férias fracionadas: veja como funciona e quanto o trabalhador recebe?

Férias coletivas: entenda o cálculo e as regras da legislação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes