Prazo de entrega do IR 2021 é adiado para 31 de julho

Prorrogação foi aprovada nesta terça pelo Senado, mas como texto sofreu mudanças volta para a Câmara para nova análise

A prorrogação de prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, para o dia 31 de julho, foi aprovada pelo Senado, nesta terça-feira, 6.

No entanto, o Projeto de Lei 639/2021, que traz a mudança de prazo, sofreu alterações e, por isso, volta para a Câmara dos Deputados para nova análise.

Imposto de renda
Agora projeto de lei ,que adia prazo para a declaração do ir, volta para  nova análise da câmara dos deputados

A mudança se restringe ao número de cotas para quem chegou a imposto a pagar na declaração. Originalmente o valor devido pode ser dividido em até 8 vezes e, na modificação que teve no Senado, o pagamento poderá ser feito em, no máximo, seis parcelas.

A decisão foi justificada pela necessidade de que o recolhimento dos impostos seja realizado dentro do exercício de 2021. Caso contrário, a entrada de receita das duas últimas cotas aconteceria em janeiro e fevereiro de 2022, o que retiraria R$ 2,2 bilhões do orçamento do governo deste ano.

A primeira cota poderá ser recolhida sem acréscimos até o dia 31 de julho, mesmo dia de encerramento de prazo para a entrega da declaração.

Já a data para início de pagamento das restituições do IR foi mantida em 31 de maio, quando será liberado o primeiro lote.

Por que o prazo para a entrega foi prorrogado

A data foi prorrogada, segundo os parlamentares, em razão da pandemia do coronavírus, que trouxe a crise financeira e a queda do poder aquisitivo do contribuinte.

E também para que haja mais tempo para o levantamento da documentação necessária, em meio às restrições de circulação de pessoas e de funcionamento de empresas e órgãos públicos.

O relator do projeto, o senador Plínio Valério (PSDB do Amazonas), afirmou que o entendimento é de que a prorrogação de prazo “contribui para dar tranquilidade ao contribuinte neste momento tão conturbado em que vivemos”.

Já o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, disse que, por conta das alterações no calendário de recolhimento de cotas, e manutenção para pagamento das restituições, o governo terá de arcar com R$ 13,2 bilhões. Por isso, ele não soube precisar quando o projeto de prorrogação de prazo para entrega da declaração, uma vez liberado na Câmara, terá a sanção presidencial.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes