Quem é Jack Ma, o bilionário chinês que está 'desaparecido'?

Uma das principais notícias que está repercutindo no começo deste 2021 é o sumiço de Jack Ma. O bilionário chinês sempre foi uma figura muito pública e presente na mídia de seu país, mas Jack não faz nenhuma aparição há mais de dois meses. Você sabe quem ele é e qual é a sua relevância dentro da China?

Escrito por

Uma das principais notícias que está repercutindo no começo deste 2021 é o sumiço de Jack Ma. O bilionário chinês sempre foi uma figura muito pública e presente na mídia de seu país, mas Jack não faz nenhuma aparição há mais de dois meses. Você sabe quem ele é e qual é a sua relevância dentro da China?

Entenda o caso e saiba mais sobre o bilionário Jack Ma:

Quem é Jack Ma?

Jack Ma (pseudônimo de Mǎ Yún) é o empresário mais influente e rico da China. Sua fortuna, construída com o e-commerce Alibaba, é estimada pela Forbes em US$65.6  bilhões. Surpreendentemente, ao mesmo tempo que ele faz(ia) muitas aparições públicas, pouco se sabe sobre sua vida pessoal antes da fundação de sua empresa.

Sabe-se que Jack Ma era um amante da língua inglesa e até chegou a dar aulas de inglês na China. Como resultado da paixão, chegou a viajar para os Estados Unidos com amigos em 1995 - quando a Internet estava começando a  surgir. Percebendo um grande potencial naquela tecnologia desconhecida pelos chineses, Ma começou a maquinar seus negócios. Em primeiro lugar, produzia websites para empresas chinesas com a ajuda de amigos dos EUA.

Em 1999, fundou a Alibaba, uma empresa de e-commerce nos moldes de gigantes como Amazon e Mercado Livre. Desde então,a  empresa cresceu e investiu em áreas como armazenamento em nuvem, ferramentas de busca e até serviços de pagamento online.

Fora sua fama como gigante da tecnologia, Jack Ma possui uma faceta voltada ao entretenimento. Em 2017, lançou um curta-metragem de ação em que interpreta um mestre de kung-fu. Surpreendentemente, ele também já fez alguns shows - tocando guitarra muito mal e utilizando playback para fingir que estava cantando.

Por que ele sumiu?

Até o ano passado, Jack Ma e sua empresa Alibaba sempre conviveram harmoniosamente com o governo chinês e o partido comunista. Mas a situação mudou drasticamente quando Ma começou a criticar as atitudes econômicas do país.

Em outubro, quando foi registrada sua última aparição pública, Jack Ma criticou os bancos controlados pelo estado e comparou a mentalidade dos sistema de regulamentação à lógica das lojas de penhores (que sempre querem algo em retorno). Sua fala possuía o foco de clamar por reformas, mas gerou insatisfação do governo da China.

Quase que imediatamente após a dura fala, sua empresa e filiadas (mais notadamente o Ant Group) sofreram graves retaliações do governo comunista do país. A Bolsa de Valores de Xangai suspendeu  a IPO (oferta pública inicial) do Ant Group e o governo de Xi Jinping instaurou uma enorme investigação antitruste contra a Alibaba. 

Como resultado de toda essa situação problemática, Jack Ma desapareceu e muitas especulações surgiram a respeito do paradeiro do bilionário.

Outros 'desaparecimentos' na China

Secretário geral do partido comunista da china e presidente do país, xi jinping. Foto: marcos corrêa/agência brasil

Enquanto alguns afirmam que Jack Ma está escondido para evitar confusões durante a investigação, há quem acredite que ele foi preso ou até morto pelo governo chinês. Certamente, há muitas teorias da conspiração no meio de toda a conversa, mas vale ressaltar que o governo de Xi Jinping já prendeu outros empresários e desmantelou suas empresas no passado. 

Um dos casos mais emblemáticos neste sentido é o de Ren Zhiqiang, empresário aposentado do meio imobiliário. Ele vinha criticando a atuação no governo chinês durante a pandemia do coronavírus, mas acabou sumindo do radar repentinamente. Algum tempo depois,  Zhiqiang ressurgiu com uma condenação a 18 anos de prisão por crimes como abuso de poder e suborno. Há ainda outros quatro casos recentes de personalidades críticas do governo que desapareceram subitamente.

Vale ressaltar que a influência de Jack Ma e seu poder dentro do mercado são dores de cabeça antigas da China, pois ele estaria tornando o capitalismo 'aceitável' no país. Por isso, não seria surpreendente saber que Xi Jinping está aproveitando da oportunidade para enfraquecer a imagem capitalista e a empresa de Jackie Ma. Agora, apenas o tempo dirá onde está o homem mais rico da China.

Última modificação em 28/07/2022 07:30

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Compartilhe
Escrito por
Tags: China