VÍDEO: meteoro é visto no céu da Bahia e assusta moradores

Flagrante do momento em que o meteoro rasga os céus é feito em vídeo; população relata ter ouvido sons e visto luzes

Imagens de um meteoro que passou pelo céu da Bahia na noite desta segunda-feira, dia 26, chamaram a atenção na internet. Moradores das cidades de Ipirá, Ituberá e Itaberaba relataram terem visto luzes e ouvido sons na ocasião.

Veja o meteoro que passou pela Bahia

Ainda não há informações se o corpo celeste atingiu o solo ou se desfez em pedaços menores ao entrar na atmosfera terrestre.

Curiosamente, uma das cidades onde foi registrado o avistamento - Itaberaba - tem seu nome em origem Tupi, sendo itá (pedra) e beraba (brilhante). Ou seja, o nome da cidade significa 'pedra brilhante', assim como o meteoro.

Os moradores das localidades na Bahia dizem que que viram um clarão, semelhante a uma bola de fogo no céu, bem como um barulho forte. Isso aconteceu por volta das 21h30 de segunda-feira.

A repercussão foi forte nas redes sociais. Vitor Oliveira, em seu Twitter escreveu: "Vi um objeto não identificado com meu amigo há uma hora. Agora foi confirmado que um meteoro caiu no baixo Sul da Bahia.
Uma 'explosão' azul e amarela super rápida na espécie de um 'fogo'", relatou.

Na mesma rede social, Ramon Ramos disse: "Mano acabei de ver uma estrela cadente enorme verde passando aqui".

Wendell Kawan se emocionou em seu tweet: "Foi a coisa mais perfeita que já presenciei, o céu ficou inteiro verde/azul, e aquela bola de fogo azulada cintilante passando foi extasiante demais".

Saiba mais: Chuva de meteoros orionídeas atinge o pico esta semana

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) fez o flagrante da ação. Marcelo Zurita, diretor técnico do órgão, afirmou que o caminho feito pelo meteoro foi bastante inclinado em relação ao solo.

O especialista disse que é provável que apenas alguns fragmentos, não muito grandes, tenham chegado ao solo, sem registro de danos a estruturas na Terra.

Em seu site, Zurita afirmou que pela análise dos vídeos, a conclusão é de que o meteoro "teve uma trajetória predominantemente de leste para oeste, surgindo às 21:29 (horário de Brasília), aproximadamente 52 km acima do município de Taperoá e seguindo até cerca de 10 km de altitude sobre o município de Burietá, na Bahia".

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes