VÍDEO: meteoro é visto no céu da Bahia e assusta moradores

Flagrante do momento em que o meteoro rasga os céus é feito em vídeo; população relata ter ouvido sons e visto luzes

Imagens de um meteoro que passou pelo céu da Bahia na noite desta segunda-feira, dia 26, chamaram a atenção na internet. Moradores das cidades de Ipirá, Ituberá e Itaberaba relataram terem visto luzes e ouvido sons na ocasião.

Veja o meteoro que passou pela Bahia

Ainda não há informações se o corpo celeste atingiu o solo ou se desfez em pedaços menores ao entrar na atmosfera terrestre.

Curiosamente, uma das cidades onde foi registrado o avistamento – Itaberaba – tem seu nome em origem Tupi, sendo itá (pedra) e beraba (brilhante). Ou seja, o nome da cidade significa ‘pedra brilhante’, assim como o meteoro.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os moradores das localidades na Bahia dizem que que viram um clarão, semelhante a uma bola de fogo no céu, bem como um barulho forte. Isso aconteceu por volta das 21h30 de segunda-feira.

A repercussão foi forte nas redes sociais. Vitor Oliveira, em seu Twitter escreveu: “Vi um objeto não identificado com meu amigo há uma hora. Agora foi confirmado que um meteoro caiu no baixo Sul da Bahia.
Uma ‘explosão’ azul e amarela super rápida na espécie de um ‘fogo'”, relatou.

Na mesma rede social, Ramon Ramos disse: “Mano acabei de ver uma estrela cadente enorme verde passando aqui”.

Wendell Kawan se emocionou em seu tweet: “Foi a coisa mais perfeita que já presenciei, o céu ficou inteiro verde/azul, e aquela bola de fogo azulada cintilante passando foi extasiante demais”.

Saiba mais: Chuva de meteoros orionídeas atinge o pico esta semana

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) fez o flagrante da ação. Marcelo Zurita, diretor técnico do órgão, afirmou que o caminho feito pelo meteoro foi bastante inclinado em relação ao solo.

O especialista disse que é provável que apenas alguns fragmentos, não muito grandes, tenham chegado ao solo, sem registro de danos a estruturas na Terra.

Em seu site, Zurita afirmou que pela análise dos vídeos, a conclusão é de que o meteoro “teve uma trajetória predominantemente de leste para oeste, surgindo às 21:29 (horário de Brasília), aproximadamente 52 km acima do município de Taperoá e seguindo até cerca de 10 km de altitude sobre o município de Burietá, na Bahia”.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes