Chuva de meteoros orionídeas atinge o pico esta semana

A chuva de meteoros orionídeas atingirá seu pico nas primeiras horas da manhã de 21 de outubro. Ela poderá ser visto na Terra e não é necessário usar binóculo.

A chuva de meteoros orionídeas atingirá seu pico nas primeiras horas da manhã de 21 de outubro, borrifando resquícios do Cometa Halley na atmosfera da Terra para criar uma exibição deslumbrante.

A tênue fase crescente da lua permitirá uma visualização ideal. Porém, se você não puder ver a chuva de meteoros em 21 de outubro, os especialistas aconselham olhar para cima durante as primeiras horas da manhã, antes e depois da quarta-feira desta semana, porque ela ainda estará visível.

Espere até 20 meteoros por hora cruzando o céu durante o pico.

Esta chuva de meteoros pode não ser a mais espetacular do ano, mas encanta de outras maneiras. Os orionídeas aparecem todos os anos entre 2 de outubro e 7 de novembro, de acordo com a American Meteor Society .

O que diferencia essas chuvas são as belas trilhas de gás deixadas para trás, que podem se estender por segundos após o desaparecimento do meteoro. Bem como eles podem se quebrar em fragmentos brilhantes.

O pico ocorre quando a Terra passa por uma corrente de detritos deixada pelo cometa Halley conforme cruzamos sua órbita a cada ano nesta época. O próprio Cometa Halley foi visto pela última vez em nosso céu em 1986 e reaparecerá em 2061. 

De acordo com a Nasa, o cometa faz uma aparição a cada 76 anos em sua jornada ao redor do Sol.

 

Chuva de meteoros orionídeas
Imagem: reprodução / pexels

Chuva de meteoros orionídeas

Os meteoros irradiam da conhecida constelação de Órion, mas você não precisa olhar na direção da constelação para vê-los. Na verdade, você provavelmente não deveria, porque esses meteoros terão trilhas curtas e serão mais difíceis de ver.

A melhor época para ver essa chuva de meteoros, que pode produzir de 10 a 20 meteoros por hora durante a janela de pico, é quando a lua não está dominando o céu noturno. Isso porque esses meteoros são mais fracos do que a chuva de meteoros Perseidas, que apareceu pela última vez em agosto.

Enquanto a chuva de meteoros atingirá seu pico na madrugada de 21 de outubro, a melhor vista será durante uma breve janela entre 1h e o amanhecer em sua área. Permita-se uma ou duas horas para observar. Você pode verificar no site timeanddate.com para ver quando o pico de chuva atinge sua cidade.

Além disso, os orionídeas também são difíceis de ver porque são muito rápidos. Eles voam a 41 milhas por segundo, vaporizando em nossa atmosfera superior a cerca de 60 milhas acima da superfície da Terra. Mas não há perigo desses meteoros brilhantes colidirem com a Terra. Afinal, alguns dos meteoróides têm apenas o tamanho de um grão de areia.

Fonte CNN
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes