Saiba o significado da sigla LGBTQIA+

Veja como surgiu a sigla internacionalmente famosa para unir a comunidade LGBTQIA+

O ano é 2021, mas ainda assim muita gente não sabe o significado da sigla LGBTQIA+. A denominação, que também já foi conhecida como LGBT e LGBTT2QQIAAP, e foi criada em 1994 para unir todas as pessoas que fazem parte da comunidade. Antes disso, também foi conhecida pela sigla GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), mas logo caiu em desuso pois poderia se enquadrar a qualquer pessoa, incluindo os simpatizantes que fossem heterossexuais. Veja o significado da sigla.

LGBTQIA+ significado

Ao longo dos anos, a sigla hoje internacionalmente conhecida como LGBTQIA+, passou a se atualizar com descobertas de informações sobre orientação e gênero. Com isso, a letra Q e o sinal de adição (+) foram acrescentadas, sendo que nas três primeiras letras LGB o significado se refere a orientação sexual e a segunda sequência TQIA+ a gênero.

L - Lésbica: toda mulher que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres.

G - Gay: todo homem que se identifica como homem e tem preferências sexuais por outros homens.

B - Bissexuais: homem e mulher que têm preferências sexuais por ambos os gêneros.

T - Transexuais, travestis e transgêneros: pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino atribuídos no nascimento tendo como base os órgãos sexuais.

Q - Queer: pessoas que não se identificam com padrões heteronormativos impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com rótulos.

I - Intersexuais; pessoas que nascem com características sexuais biológicas e que não ser definidas no sexo feminino ou masculino. Antigamente, eram chamadas de hermafroditas.

A - Assexuais; pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas ou em interesse em atividades sexuais

+ - Todas as letras da sigla; significa todas as letras da sigla LGBTT2QQIAAP. O P, por exemplo, significa os pansexuais, que são pessoas que sentem atração por outras, independentemente do gênero ou da orientação sexual.

Lgbtqia+ significado
Lgbtqia+ significado imagem: reprodução / pexels

Relacionado - Lacrei: conheça app que conecta pessoas LGBTQIA+ a atendimento médico

Mês do Orgulho LGBTQIA+

Anualmente, o mundo celebra no mês de junho o Orgulho da comunidade e a busca pela liberdade e respeito. Em 1969 nos Estados Unidos, durante o mesmo mês, aconteceu a Rebelião de Stonewall em Nova York, em que pessoas LGBTQIA+ lutaram contra a polícia, que invadiu o bar Stonewall Inn, foi marcada por ações violentas.

Com isso, o mês se tornou um marco em que toda a comunidade celebra os direitos conquistados, mas também protestam contra a intolerância dos que ainda nos dias de hoje insistem em ameaçar todas essas conquistas. Através de eventos realizados em todo o mundo, acontece o Pride (Orgulho em inglês) em todo o mundo, como uma oportunidade de conscientização social sobre os problemas atuais e o respeito de todas as pessoas da comunidade.

Leia também: Conheça 10 personalidades trans que fizeram história no Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes