Ciclismo para iniciantes: saiba como começar a praticar o esporte

Durante a pandemia do coronavírus, o ciclismo se tornou uma das atividades esportivas que ganhou mais praticantes. Somente as vendas de bicicletas entre julho do ano passado e julho deste ano aumentaram 118%, mostrando uma tendência no mercado. Além de ser uma alternativa ao transporte público, as bicicletas também são uma ótima ferramenta para exercício aeróbico e pode trazer inúmeros benefícios ao usuário. Conheça abaixo os benefícios, as modalidades e o que você precisa para saber como iniciar no ciclismo:

Quais os principais benefícios do ciclismo?

  • Reforça os músculos e reduz peso

O ciclismo é um esporte extremamente recomendado para quem busca fortalecer os músculos (principalmente da pernas, coxas e glúteos). Pedalar faz grande parte dessa ‘mágica’ que ajuda o corpo a manter sua mobilidade conforme a idade vai chegando. Além de tonificar os músculos, o ciclismo também é um ótimo exercício para quem busca manter ou perder o peso (basta combinar o exercício com uma dieta balanceada). 

  • Melhora a saúde do coração

Apenas 30 minutos diários de exercício já geram grandes efeitos positivos à saúde do ciclista. Outro benefício do ciclismo é a  redução do risco de doenças ligadas ao coração, pressão alta e até diabetes, pois o esporte induz o corpo a reduzir sua glicemia. Também vale ressaltar que essa modalidade de exercício ajuda na perda de gordura e na redução do colesterol, questões que podem reduzir significamente as chances de infarto ou um eventual derrame cerebral.

  • Fortalece o sistema respiratório

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De início, começar a se aventurar no mundo do ciclismo pode gerar uma enorme quantidade de cansaço, mas a médio prazo esse problema deixará de existir. O praticante do ciclismo conquista uma resistência corporal melhor e aprende a controlar melhor a sua respiração para um exercício com maior rendimento. A respiração com um ritmo mais constante é perfeita para melhorar o bombeamento do sangue para todo o corpo. Outro benefício do ciclismo é que o sistema imunológico do atleta também é reforçado nesse processo. Ao iniciar no ciclismo, o atleta reduz o risco de contrair doenças virais como gripes e resfriados.

  • Ótima válvula de escape para o estresse

Como quase todo exercício, o ciclismo possui a capacidade de ajudar o praticante a reduzir seu estresse. Pegar a bicicleta reduz a tensão e ansiedade, mas também pode ter outros grandes efeitos na saúde mental. Segundo a American Heart Association, praticar o ciclismo o por pelo menos 30 minutos e três vezes semana traz o benefício de redução do declínio cognitivo.

Quais são as modalidades do ciclismo?

Ciclismo de estrada

Já esteve na estrada viajando e viu um ciclista pedalando o mesmo trajeto que seu carro? Provavelmente aquele atleta estava praticando o ciclismo de estrada, certamente uma das modalidades mais populares do esporte. Seu praticante utiliza as bicicletas conhecidas como speeds, uma versão do veículo que possui pneus mais finos e tem sua aerodinâmica pensada para favorecer o ganho de velocidade e a estabilidade para o terreno das estradas. 

 O ciclismo de estrada possui diversos campeonatos que podem ser realizados de maneira individual ou em equipe. Além disso, a competição pode ser feita de duas maneiras: considerando resistência ou tempo. Quando o foco é a resistência, o atleta deve ser o competidor a primeiro concluir o trajeto que varia de 150 a 200 km para homens e 60 a 100 km para mulheres. Já na competição de tempo, os praticantes iniciam suas provas em momentos diferentes e vence aquele que completar o trajeto no menor tempo.

Mountain Bike

A modalidade das mountain bikes é perfeita para quem quer se arriscar um pouquinho mais e tem um espírito mais radical. Geralmente, o praticante dessa versão do ciclismo faz seus exercícios em pistas com grandes subidas ou descidas e um terreno mais irregular. A modalidade do ciclismo de montanha necessita do uso de bikes com pneus mais largos e estrutura mais resistente, afinal essas características mantém a estabilidade do veículo em terrenos irregulares.

BMX (também conhecida como bicicross)

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Essa modalidade de ciclismo também pode ser bastante radical. Com bicicletas menores (seus pneus tem cerca de 20 polegadas de diâmetro), o BMX é subdividido em racing e freestyle. Nas provas de corrida, o principal objetivo do atleta é conseguir completar o percurso com obstáculos e rampas em menor tempo. Já na modalidade de racing, uma bancada de juízes dará notas às manobras realizadas pelo atletas de BMX – neste caso, ganha quem fizer a maior pontuação. Vale ressaltar que além de adquirir uma bicicleta de modelo especial para essa modalidade, o atleta deve sempre manter sua bike bem regulada para evitar acidentes.

Como escolher uma bike para iniciante no ciclismo?

A Caloi Explorer é a melhor bicicleta para quem quer iniciar no ciclismo. Fonte: Divulgação

Obviamente, comprar uma bicicleta boa é parte fundamental do seu início na prática do ciclismo, mas qual modelo escolher? Isso pode variar da modalidade escolhida para praticar, contudo a mountain bike (MTB) é o modelo ideal para quem ainda está indeciso por onde começar. Além de possuir uma ótima durabilidade, as MTB’s são versáteis para quem quer utilizar o veículo em diferentes tipos de terreno (seja asfalto ou locais irregulares). Um dos melhores modelos em termos de custo-benefício para um iniciante é a Caloi Explorer. Avaliada em R$ 2.899,00, essa bicicleta possui um quadro resistente confeccionado em alumínio e possui componentes (câmbio, freios e rotores) da Shimano, uma das melhores fabricantes de peças de bike. 

O que você precisa para iniciar no ciclismo?

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  • Utilize roupas e os equipamentos de segurança adequados

Usar vestimentas adequadas na hora de andar de bicicleta é um importante aspecto do ciclismo. Além de te proteger contra o vento e possíveis mudanças de temperatura, as roupas específicas para o ciclismo podem ajudar na aerodinâmica do ciclista e evitar bolhas e assaduras incômodas. Fora isso, é vital que o ciclista utilize capacete, algum material refletor de luz e equipamentos de segurança para evitar atropelamentos ou os danos de um sério acidente. 

  • Garrafinha de água é imprescindível 

Esse pode não parecer um item tão óbvio, mas o ciclismo é um esporte que pode desidratar muito o seu praticante. Então, para evitar que o ciclista passe mal durante o percurso, é importante que uma garrafinha d’água seja levada em toda ocasião que o praticante for se exercitar.

  • Bomba de ar e kit de remendo

Por último, mas não menos importante, o ciclista deve sempre carregar consigo um kit para remendo de pneu e uma bomba de ar. Esses dois itens garantem segurança para quando um pneu estiver murcho ou furado. Afinal, esses dois problemas podem fazer com que o ciclista se acidente enquanto estiver praticando seu exercício.

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