Confira o que abre e fecha no feriado de 12 de outubro em São Paulo

No Dia de Nossa Senhora Aparecida, nem todos os serviços públicos estarão fechados para atendimento

Nem todos os serviços estarão fechados no feriado de 12 de outubro, em São Paulo. A data marcada para a terça-feira, dia 12, celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Por exemplo, bancos e agências do Correios não abrem, mas o transporte coletivo opera com horários específicos. Confira abaixo o que abre ou fecha na capital paulista.

Unidades de saúde abrem no feriado de 12 de outubro?

Feriado 12 de outubro
Foto: agência brasil/reprodução

Durante o feriado de 12 de outubro, São Paulo deverá manter os postos de vacinação abertos. Além disso, a  Secretaria Estadual de Saúde (SES) manterá hospitais estaduais abertos com funcionamento normal. Tais unidades receberão pacientes de atendimento de emergência ou urgência.

Dessa forma, ficam abertos em todo o feriado os hospitais e prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatórios de Especialidade (AEs) e Unidades de Vigilância em Saúde (UVIs) fecham nos dois dias.

Os postos de doação de sangue, em geral, funcionam apenas na segunda, mas ficam fechados na terça-feira. Contudo, só o Posto Clínicas terá expediente, das 8h às 17h, no dia 12.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) abre em horário normal na segunda, mas fecha na terça. Já o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste não atende nos 2 dias.

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) terá agendamentos na segunda. No entanto, fecha no feriado de 12 de outubro.

Por fim, as unidades da Farmácia Dose Certa têm o expediente normal na segunda, mas fecham no dia seguinte. Além disso, as Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas popularmente como as de “alto custo”, funcionam na segunda mas fecham no feriado. Já os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul funcionam apenas na segunda e ficam fechados no feriado.

Vacina da covid no feriado 12 de outubro

A prefeitura afirma que a campanha de vacinação contra a covid-19 continua nos quatro dias do feriado de 12 de outubro. Dessa forma, ficam abertas as AMAs e UBSs integradas para 1ª e 2ª dose, das 7h às 19h.

Além disso, os megapostos, das 8h às 17h. Clique aqui para ver o calendário mais recente divulgado.

Poupatempo funciona no feriado 12 de outubro?

Os 86 postos do Poupatempo no feriado de 12 de outubro ficam fechados. Na segunda, eles abrem apenas para o "mutirão do RG". Assim, só atendem pedidos de Carteira de Identidade. Cada posto tem um expediente específico.

Contudo, os canais digitais do programa seguem disponíveis on-line. Assim, renovações de CNH, Carteira de Trabalho, por exemplo, seguem disponíveis pela internet. Há também pedido de seguro-desemprego, licenciamento de carro, carteira de vacina da covid, dentre outros.

Dessa forma, baixe o aplicativo Poupatempo Digital se estiver precisando de algum desses serviços.

Bom Prato

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo, os restaurantes da rede Bom Prato abrem na segunda, dia 11, e os que funcionam de sábado e domingo também abrem no feriado, dia 12. São eles os do Brás, Campos Elíseos, Guaianases, Lapa, Santana, São Mateus e Vinte e Cinco de Março.

Serviços estaduais

Os postos da Secretaria de Fazenda fecham em todos os dias, inclusive no feriado de 12 de outubro. O mesmo vale para a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), que só fica disponível pelo canal digital. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) não funcionará.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) fica fechada até o dia 12. Além disso, os serviços on-line não funcionam. Ainda assim, a central de atendimento via telefone funciona por meio do disque 195 para a Região Metropolitana de SP.

Além disso, nos dias 11 e 12, não há expediente na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Por fim, a Defesa Civil estadual fica disponíveis no feriado de 12 de outubro pelo telefone 2193-8888 ou pelo e-mail oficial (de*********@sp.br).

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) publicou que não tem atendimento em agências bancárias no feriado de 12 de outubro. Assim, como é um feriado em todo o país, não há expediente em nem um município, incluindo São Paulo.

No entanto, os bancos devem abrir normalmente no dia 11, segunda-feira. Vale lembrar que as áreas de auto atendimento podem ser usadas, assim como o serviço Pix.

Contudo, transferências só são compensadas na quarta. Além disso, conta de água, luz, telefone e os carnês que vencem em 9 e 10 de outubro (sábado e domingo) vencem na segunda-feira, dia 11.

Por fim, contas que deveriam ser pagas em 12 de outubro poderão ser quitadas, sem taxas, na quarta, dia 13.

Correios

As agências dos Correios estão previstas para estarem abertas com o expediente normal apenas na segunda-feira, dia 11 de outubro.

No entanto, elas devem ficar fechadas na terça-feira, feriado de 12 de outubro. Portanto, elas só volta a abrir no dia 13, que é a quarta-feira.

Feriado 12 de outubro foi antecipado?

O feriado de 12 de outubro não foi antecipado, de acordo com outras datas que a prefeitura de São Paulo tinha alterado.

Vale lembrar que, no início do ano, o executivo do município tinha mudado alguns dias de feriados em uma mesma semana, para que reduzissem a mobilidade de pessoas naquele momento, onde havia mais casos de covid.

Assim, foram antecipados os dias de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2021, além dos feriados do aniversário de São Paulo, de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2022.

Como funciona o rodízio no feriado 12 de outubro?

Carros trafegam em via na capital paulista
Rodízio em sp não funcionará para veículos em geral no feriado - foto: rovena rosa/agência brasil)

O rodízio de carros fica suspenso na segunda e terça, dia 12 de outubro. Ou seja, não vai ser preciso fazer o rodízio apenas de veículos normais nesses dois dias.

Entretanto, as outras restrições continuam valendo ao longo do dia. São elas, o rodízio de veículos pesados (caminhões); zona de máxima restrição à circulação de caminhões e zona de máxima restrição aos fretados. Por fim, também continuam as vagas de Zona Azul e as faixas exclusivas de ônibus.

Serviços municipais

Não tem expediente no atendimento da Ouvidoria dos Direitos Humanos. Contudo, denúncias de violações de direitos podem ser feitas pelo telefone 156, disque 100 para pessoas idosas, crianças e adolescentes, ou 180 para mulheres.

Ficam abertos outros serviços públicos importantes da capital. São eles:

  • Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes (SAICA)
  • Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS)
  • Centros de Acolhida
  • Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS)
  • Núcleos de Convivência para Pop Rua
  • Repúblicas
  • Casa Lar
  • Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI)
  • Residência Inclusiva
  • Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa

Os demais órgãos municipais não funcionam no dia 12. Por exemplo, a Supervisão de Assistência Social (SAS) ou Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dentre outros. Por fim, serviços da Secretaria Municipal de Educação também não abrem.

Parques

Os centros esportivos abrem em todos os dias. No entanto, a parte administrativa não funciona.

Os parques municipais ficam abertos com horários normais, mediante cumprimento de protocolos sanitários já existentes. Além disso, as feiras livres funcionam normalmente

O acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social permanece nos centros esportivos Santana, Santo Amaro, Lapa, Tietê e Barra Funda.

Ônibus no feriado 12 de outubro

As linhas de ônibus na segunda-feira, dia 11, não terão nem uma alteração, em relação a outros dias. No entanto, a frota que opera na terça-feira, no feriado de 12 de outubro, é a mesma que um sábado. Portanto, fique atento ao cronograma por meio do site oficial da prefeitura.

Além disso, os postos de atendimento aos usuários comuns, estudantes, professores ou que têm vale-transporte, funcionam normalmente, das 6h às 22h. Porém, os postos Metrô Jabaquara, Santana e Augusta e o Posto Central da SPTrans estarão fechados nesses dias, assim como o Posto de Apoio à Mulher.

Não se esqueça de comprar créditos via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, lotéricas e Banco do Brasil.

Transporte intermunicipal

No feriado de 12 de outubro, as linhas de ônibus entre municípios que são geridas pelo EMTU têm horário igual ao dos domingos. Dessa forma, se programe via site oficial (emtu.sp.gov.br) ou pelo aplicativo de celular da EMTU, disponível para plataforma iOS e Android.

Metrô - feriado 12 de outubro

Na terça-feira, os horários seguem a programação de um dia de domingo. No feriado de 12, na estação Jabaquara, da Linha 1-Azul, o metrô fica suspenso. Serão feitas obras para instalar portas de plataforma nesse ponto de integração. Assim, equipes vão orientar passageiros sobre qual plataforma usar para embarque.

Os detalhes podem ser conferidos na página oficial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), via site (www.cptm.sp.gov.br).

Passageiros podem levar bicicletas no metrô aos sábados, domingos e feriados. Entretanto, em dias úteis, só podem embarcar das 10h às 16h e das 21h até o fim da operação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes