DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Como saber se fui aprovada no Bolsa Família para 2025?

O programa segue como um importante instrumento de combate à pobreza no país.

Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Atualizado em
Como saber se fui aprovada no Bolsa Família para 2025
reprodução

O Bolsa Família continua sendo um dos principais programas de transferência de renda do Brasil. Saber como consultar a aprovação, realizar o cadastro corretamente e manter os dados atualizados é indispensável para receber o benefício em 2025. Caso o pedido seja negado, é possível corrigir os problemas e solicitar uma nova análise.

Como consultar se fui aprovada no Bolsa Família 2025

A consulta do Bolsa Família pode ser feita de maneira rápida e segura. O Governo Federal disponibiliza diversas ferramentas para que os beneficiários possam verificar o status do cadastro. Veja as principais formas de consulta:

Aplicativo: disponível para download gratuito na Google Play Store e App Store. Depois de instalar, basta fazer login com o CPF e conferir o status do benefício.

Cadastro Único: pelo site oficial, você pode acessar informações detalhadas sobre o cadastro. Basta entrar com os dados pessoais, como CPF e data de nascimento.

Consulta pelo telefone: é possível ligar para o número 121, o canal de atendimento da Central do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. A ligação é gratuita e funciona de segunda a sexta.

Agências da Caixa Econômica Federal: se preferir o atendimento presencial, leve um documento com foto até uma agência da Caixa.

Não existe um prazo mínimo para começar a receber o Bolsa Família. Após a inscrição todos os dados da família são verificados pelo Ministério da Cidadania, que confere ainda se há recursos disponíveis para atender à todos os beneficiários inscritos.

Quem pode se inscrever no programa?

O Bolsa Família é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social. Para participar do programa, é necessário atender aos seguintes requisitos: renda mensal per capita de até R$ 218 por pessoa; estar inscrito no Cadastro Único atualizado, o que é obrigatório; presença escolar obrigatória para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, com frequência mínima de 85%; e acompanhamento de saúde, onde gestantes devem realizar o pré-natal e crianças de até 7 anos devem estar com a caderneta de vacinação em dia.

O programa é focado em atender as famílias em situação de pobreza, e o Governo realiza cruzamento de dados para verificar se a família cumpre os critérios exigidos.

O que fazer se não for aprovado

Caso o pedido do Bolsa Família seja negado, é possível recorrer.

Revise os dados do Cadastro Único: verifique se todas as informações estão corretas e atualizadas. Dados inconsistentes podem levar à negativa.

Solicite uma nova análise: dirija-se ao CRAS e solicite a revisão do cadastro. Leve todos os documentos necessários.

Prova de renda: se houver dúvida sobre a renda declarada, apresente comprovantes para esclarecer a situação.

Acompanhe o resultado: a nova análise pode levar alguns dias. Utilize os canais de consulta para acompanhar o processo.

Em muitos casos, a negativa ocorre por informações desatualizadas ou inconsistentes. Atualizar os dados e realizar os passos acima aumenta as chances de aprovação.

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.