Economia

Copom mantém taxa Selic em 2% ao ano pela terceira vez consecutiva

Em última reunião do ano realizada ontem (09) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, se decidiu por unanimidade manter a taxa Selic em 2% ao ano.

Em última reunião do ano realizada ontem (09) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, se decidiu por unanimidade manter a taxa Selic em 2% ao ano. Trata-se da terceira vez consecutiva que a taxa é mantida nesse patamar, está assim desde agosto. Nota-se ainda que é a menor taxa da série histórica.

Como funciona a taxa Selic?

A Selic equivale à taxa básica de juros da economia brasileira, e serve como parâmetro para definir todos os outros tipos de juros, como os juros aplicados em empréstimos, por exemplo. É regulada pelo Banco Central, sendo assim a cada 45 dias o Copom se reúne para definir a meta da taxa.

A Selic é o principal instrumento de política monetária usado pelo órgão para ajudar a controlar a inflação. Nesse sentido, a inflação oficial do país está acima do centro da meta do ano. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) somou 0,89% no mês de novembro e acumula 4,31% em doze meses, ao passo que a meta de inflação para 2020 é de 4%.

Inflação em 2020

Segundo o Banco Central, “apesar do arrefecimento previsto para os preços dos alimentos, a inflação ainda deve se mostrar elevada”. Ao passo que, o Copom mantém a previsão de que choques atuais da inflação são temporários.

Ademais, o órgão está monitorando em particular a inflação subjacente, que é aquela que tem o objetivo de captar a tendência dos preços, sem considerar os choques temporários. “As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se em níveis compatíveis com o cumprimento da meta para a inflação no horizonte relevante para a política monetária” diz em nota.

Por fim, a expectativa para inflação neste ano é de 4,2%. Já para 2021 é de 3,3%.

 

Leia também:

Última modificação em 28/07/2022 11:26

Compartilhe