Economia

Dinheiro esquecido nos bancos: consulta do valor começa hoje

Dinheiro esquecido nos bancos será liberado a partir do dia 7

Escrito por

O Banco Central vai liberar a partir de segunda-feira, 7 de março, a consulta ao valor e dinheiro esquecido nos bancos. Até então, o sistema só demostrava se o cidadão tinha ou não recursos para receber. Para quem tem saldo positivo, o pagamento será escalonado, de acordo com o ano de nascimento.

Calendário de pagamento do valor esquecido nos bancos

O Banco Central vai liberar o resgate do dinheiro de forma escalonada, ou seja, em grupos, começando por aqueles nascidos antes de 1968 ou para empresas criadas antes desta data.

Ano do nascimento ou criação da empresa: até 1968 
Data: 7 a 11 de março de 2022
Repescagem: 12

Ano do nascimento ou criação da empresa:  entre 1968 e 1983 
Data: 14 a 18 de março de 2022
Repescagem: 19 de março

Ano do nascimento ou criação da empresa nascidos após 1983 
Data:  21 a 25 de março
Repescagem: 26 de março

Mas e se perder o prazo?

A boa notícia é quem perder o prazo de resgatar o dinheiro não ficará no prejuízo. A partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa, será possível fazer a solicitação.

De acordo com o Banco Central, os valores continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que o client solicite a devolução.

Como saber se tenho dinheiro esquecido nos bancos

Passo 1 para saber se tenho dinheiro esquecido nos bancos:

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
Use seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber. Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar.

Passo 2

Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato.

Passo 3

Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência;
Se você perder sua data de resgate, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.

 

Como ser ouro ou prata no gov

Em todos os casos, será preciso ter uma conta nível bronze, prata ou ouro do Portal Gov.br para resgatar o dinheiro esquecido nos bancos. Esse nível significa apenas as características da conta, levando em consideração a segurança e dados.

Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta. A medida é para evitar fraudes.

De acordo com o governo federal, os aspectos levados em consideração são: grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados; tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Aproveite e siga o DCI no Google News e acompanhe tudo sobre os pagamentos.

Última modificação em 19/07/2022 22:58

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Dinheiro