É CLT ou MEI? Governo libera novo empréstimo consignado

A partir desta sexta-feira, 21 de março, os bancos já podem oferecer o “Crédito do Trabalhador”, um empréstimo consignado exclusivo para trabalhadores com carteira assinada, inclusive rurais e domésticos, além de autônomos inscritos como MEI.

“Se você está endividado, tem agora a oportunidade de trocar essa dívida cara por uma mais barata e, portanto, aliviar a tua situação. É como se você fizesse um grande acordo salarial, tivesse aumento real de salário”, resumiu o ministro Luiz Marinho ao explicar, no programa Bom Dia, Ministro, a medida provisória editada pelo Governo Federal no último dia 12 de março. A MP conferiu às instituições financeiras 10 dias de prazo para se preparar para colocar a nova política de consignado em prática.

Como pegar o novo empréstimo consignado?

O governo federal explica que o trabalhador ou microempreendedor que quiser contratar o empréstimo, terá que acessar o app da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), ou a partir de 25 de abril pelos canais eletrônicos dos bancos. As parcelas serão descontadas na folha de pagamento via eSocial, respeitando a margem consignável de 35% do salário.

Trabalhadores com consignado poderão migrar para o novo modelo a partir de abril, e a portabilidade para bancos com taxas melhores será possível em junho. Em caso de demissão, as parcelas serão descontadas das verbas rescisórias, e o FGTS pode ser usado como garantia. Apenas bancos habilitados participarão, e as instituições terão acesso apenas aos dados essenciais do trabalhador.

Em caso de demissão, as parcelas devidas serão descontadas das verbas rescisórias, respeitando o limite legal. Como garantia do empréstimo, o trabalhador poderá utilizar até 10% do saldo do FGTS e, em caso de desligamento, 100% da multa rescisória.

Tudo sobre economia no DCI.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes