Economia

Fed mantém taxa de juros na faixa entre 0 e 0,25% ao ano

Decisão já era esperada pelo mercado após presidente do Banco Central americano sinalizar por várias vezes esse cenário

Escrito por

Sem surpresa, o Comitê de Política Monetária do Federal Reserve, o Fomc, manteve, por unanimidade, a taxa básica de juros na faixa entre zero e 0,25% ao ano. A mesma de um ano atrás, antes do início da pandemia. Pesquisas no mercado local apontavam que 93,7% dos analistas apostavam na manutenção da taxa nesta terceira reunião do ano. Por várias vezes desde última reunião, em março, Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que o banco central somente começaria a retirar os estímulos quando a economia apresentasse sinais de um progresso substancial.

O progresso significa a volta do emprego aos níveis anteriores à pandemia e a inflação se alinhando à meta do banco central, de 2% ao ano. Em comunicado após a divulgação da decisão de manter os juros, o Fed avaliou que a economia e o emprego melhoraram. Mas Powell diz que não há sinais de que a inflação esteja prestes a apresentar uma alta persistente. O presidente do Fed repete que a subida da inflação é algo temporário. Portanto, descartou a possibilidade de que esse cenário que o governo persegue se concretize ainda em 2021.

Na reunião de março, o Fed já havia sinalizado que manteria os juros em baixa até pelo menos 2024.  A economia dos Estados Unidos tem registrado bons números ultimamente. Apesar de o país ainda ter hoje nove milhões de postos de trabalho a menos do que antes da pandemia, o desemprego vem caindo. Em março, recuou 6% ante o mês de fevereiro. A economia, apesar do temor de investidores com a volta da inflação num cenário de juros baixos, vem registrando um crescimento considerável.

A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 ultrapassa os 6%, o que, se concretizado,  será um dos maiores dos últimos anos. No comunicado, o Fed ressaltou ainda que o progresso da vacinação e os incentivos monetários por parte do governo têm ajudado tanto a economia quanto o mercado de trabalho a se fortalecerem. Além de manter os juros próximos de zero, o Fed confirmou que manterá as compras mensais de ativos no valor de US$ 120 bilhões.

Última modificação em 26/07/2022 10:53

Roseli Lopes

Jornalista com foco em Economia, com passagens pelo jornal O Estado de S. Paulo, Agência Estado, Diário do Comércio e Thomson Financial

Compartilhe
Escrito por
Tags: EUAfedjuros