Finanças para mulheres: dicas de livros para ler em 2021

Separamos livros úteis para entender desde aspectos específicos da psicologia feminina até aprender a cuidar melhor do orçamento.

Escrito por

Tratar de finanças para mulheres é sempre um assunto importante. Isso porque apesar do dinheiro render do mesmo jeito, independente do gênero, existem certas situações, crenças e tabus que se aplicam muito mais ao público feminino do que ao masculino. 

Desse modo, uma das melhores ferramentas para aprender educação financeira e lidar melhor com as contas é através da leitura. Quem tiver interesse em estudar mais sobre finanças para mulheres pode conferir a seguir as dicas de livros para ler em 2021.

Algumas das obras não são novas, mas têm conteúdo essencial para quem quer colocar o orçamento em ordem e se tornar mais equilibrada financeiramente. 

 

Finanças para mulheres: você já leu Complexo de Cinderela?

 

Uma obra interessante quando se trata de Finanças para mulheres é o livro “Complexo de Cinderela”, de Colette Dowling. Na obra, a autora explica que, com o fim do casamento, precisou assumir responsabilidades e se cuidar sozinha. 

Um desafio que lhe mostrou que boa parte das mulheres havia sido educada para não enfrentar seus medos e ficar à espera de alguém mais forte, assim como a personagem Cinderela. Como lidar com essa realidade? O livro é quase um estudo da psicologia feminina e ainda hoje traz insights importantes. 

Mas se você prefere pular a questão psicológica e conseguir dicas práticas, o livro “Detox das Compras” pode ajudar. Nele, a autora Carolina Ruhman Sandler busca ajudar as mulheres a se livrarem do consumismo e repensarem a forma como gastam o dinheiro.

 

Se você é mãe, leia sobre como formar sucessores, não herdeiros

 

Outro livro que pode fazer diferença na vida de qualquer mulher, especialmente daquelas que já são mães, é: “Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros”, de Augusto Cury. O autor enxerga os herdeiros como pessoas que vivem à sombra dos outros, enquanto sucessores, segundo ele, sabem pensar a médio e longo prazo e construir seu próprio legado.

Desse modo, quem quer estudar finanças para mulheres encontrará no livro uma série de técnicas para corrigir a rota de educação dos filhos se necessário.

Imagem: reprodução / unsplash

Outras leituras para investir em sua educação financeira

 

Você sabia que Warren Buffet investe como as mulheres? Pois existe um livro exatamente com esse nome. Ele mostra como o maior investidor do mundo usa o instinto feminino na hora de escolher. Pode ser uma opção de leitura interessante para quem quer estudar finanças para mulheres em 2021. 

A autora é Louann Lofton, editora de um site de serviços financeiros. Ela cita estudos que mostram que as mulheres têm um jeito diferente de investir o dinheiro. Por exemplo, elas tendem a pensar mais no longo prazo e são mais cautelosas em relação a riscos. É o seu caso?

Finalmente, uma obra que não pode ficar de fora entre as mulheres que estudam educação financeira é: “Os segredos da mente milionária”, de T. Rav Eker. Não é uma obra específica de finanças para mulheres, mas trata das diferenças na forma de pensar dos ricos e pessoas em geral, o que pode ser muito útil. O livro também procura ensinar os leitores a administrar melhor o dinheiro e aumentar o patrimônio.

Última modificação em 07/01/2023 09:54

Janaina Gimael

Jornalista, educadora financeira e contadora de histórias. Tem especialização em economia para jornalistas, terapia financeira e psicologia econômica. É articulista do Dinheirama e já passou por empresas como Bloomberg, Patagon, Agência Dinheiro Vivo e Nubank. No insta: @janaina.dimdim

Compartilhe
Escrito por