Valores recebidos podem variar dependendo da intensidade e dor sofrida, e a ação pode ser feita conforme a necessidade de reparo financeiro ao consumidor lesado
O atraso de um voo que atrapalha compromissos profissionais, extravio de bagagem, clonagem de cartão e cobranças abusivas podem parecer situações recorrentes, mas podem ter indenização. Situações como essas podem gerar indenização por danos morais ao consumidor, em que a Justiça julga necessário o reparo financeiro a quem foi lesado em relação a consumo ou acidentes.
Assim, o dano moral se refere a tudo que venha a causar danos psicológicos na vítima. Dessa maneira, podendo gerar transtornos, mágoa, humilhação ou vergonha, sentimentos que tragam abalo físico, mental ou material. Apesar de ser uma questão um tanto subjetiva, algumas situações são mais recorrentes e recebem indenização. O valor depende da análise de cada caso, e podem variar de R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.
Segundo o jornal Extra, a Imaculada Gordiano, Sociedade de Advogados, criou um ranking com os 20 casos de indenização por danos morais mais recorrentes. Selecionamos 10 dos casos mais comuns, confira:
Se você se encontra em um caso semelhante e quer entrar com uma ação solicitando a indenização, o primeiro passo é buscar um advogado. Ao entrar em contato, leve todos os documentos reunidos que comprovem seu relato. Dessa maneira, o processo é avaliado de acordo com a intensidade e duração da dor sofrida, gravidade do fato, condição pessoal e social, entre outros.
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Última modificação em 28/07/2022 08:09
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