Economia

Pix: pagamento agendado com QR Code começa em julho

Fase inicial de testes começa em 14 de abril e vai até 30 de junho, informou o Banco Central

Escrito por

O Pix vai permitir pagamentos agendados via leitura de QR Code (uma versão digital do código de barras) a partir de 1º de julho. O recurso foi anunciado nesta quinta-feira (22) pelo Banco Central (BC).

O recurso, chamado Pix Cobrança, entra em vigor em 14 de maio, mas ainda em testes. Nesta fase, os bancos que não conseguirem viabilizar  o pagamento com QR Code no Pix (identificação do código e cobrança posterior) devem proporcionar ao menos o débito no dia da leitura. O período é transitório, justamente para que as empresas consigam identificar e reparar falhas.

Hoje, o aplicativo disponibiliza a opção de pagamentos com QR Code apenas para cobranças imediatas. Em julho, todas as instituições financeiras participantes  precisam ser capazes de realizar a leitura e permitir o pagamento agendado para cobranças futuras.

“A oferta do Pix Cobrança (geração das cobranças com Pix e demais funcionalidades associadas a gestão das cobranças) é facultativa aos participantes, sendo obrigatória apenas a oferta de serviço de geração de QR Code estático aos usuários recebedores pessoa natural”, afirmou o BC.

Outra novidade do aplicativo é o Pix Agendado, que será lançado em 1º de setembro. A função possibilita agendar transferências usando a chave Pix ou informando os dados da conta de quem vai receber o valor.

Pagamento com QR Code no Pix foi adiado em março

Em março, o Banco Central adiou o lançamento do Pix Cobrança. A previsão era apresentar a funcionalidade em 15 de março. No entanto, antes já havia previsão para que o pagamento com QR Code no Pix começasse a vigorar em janeiro.

O que é Pix?

O Pix é o sistema de transferências instantâneas do Banco do Brasil. O aplicativo permite pagamentos em tempo real, todos os dias da semana, 24 horas por dia. As transferências não têm intermediários, saindo da conta de quem efetua o pagamento para a de quem o recebe. O valor é adquirido de imediato.

Saiba mais sobre o funcionamento do Pix aqui

Última modificação em 26/07/2022 12:48

Sarah Moura

Jornalista, paulistana e apaixonada por contar histórias.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Pix