Reforma tributária 2021: entenda os 3 principais pontos

Medida prevê a criação de um imposto único no Brasil, mas sem diminuição tributária

O relatório da reforma tributária 2021 está em andamento, e o texto mais recente - que passa por ajustes do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) -, é uma junção de três apresentados entre 2019 e 2020: de autorias da Câmara dos Deputados, do Senado e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

A principal proposta da reforma tributária 2021 é criar um imposto unificado. A expectativa é que primeiro seja analisada a integração dos impostos federais (PIS e Cofins) e, posteriormente, entrem na proposta os tributos municipais e estaduais.

O que é a reforma tributária 2021?

A reforma tributária 2021 prevê a simplificação dos tributos brasileiros. A proposta central é criar um único imposto, como acontece em outros países. O modelo é conhecido como Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Ao todo, cinco impostos podem ser agregados à proposta:

  • ICMS (estadual);
  • ISS (municipal);
  • IPI (federal);
  • PIS (federal);
  • Cofins (federal).

O que muda com a reforma tributária?

A principal mudança da reforma tributária 2021 é a criação de um imposto único sobre bens e consumos. Cada medida prevê um tempo de implementação, que varia entre 5 e 10 anos.

As propostas combinam sobre a implementação do CBS. No entanto, na proposta de Paulo Guedes, o novo imposto agrega PIS e a Cofins, enquanto os projetos da Câmara e Senado agregam demais tributos - das esferas estaduais e municipais.

Propostas secundárias que podem ser discutidas futuramente são a redução no imposto de renda das pessoas físicas com menor poder aquisitivo e a desoneração da folha de pagamentos das empresas.

Quais os principais pontos da reforma tributária?

Os projetos da Câmara e do Senado foram apresentadas em 2019, enquanto a do ministro da Economia chegou em julho de 2020. Essa última estaria dividida em quatro partes, para tratar separadamente dos temas da reforma tributária 2021, mas somente a primeira etapa do projeto foi escrita.

Todas falam sobre a implantação de um sistema unificado para organizar os impostos em vigor no Brasil, mas não sobre a redução de carga tributária. Entenda os pontos de cada um dos projetos para a reforma tributária 2021.

Câmara dos Deputados: PEC 45

A proposta prevê a criação do CBS, agregando PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, com a mesma alíquota para todos os setores. Há ainda a opção de um "imposto negativo", para que pessoas de baixa renda tenham parte dos tributos pagos de volta. O período de execução de reforma tributária 2021 seria de 10 anos.

  • Alternativa de um tributo seletivo sobre produtos que podem ser desestimulados (como cigarros e bebidas);
  • Concessão de benefícios fiscais proibida.

Senado: PEC 110

O projeto prevê a maior aglutinação de impostos (nove, ao todo: IPI, IOF, PIS, Pasep, Cofins, CIDE-Combustíveis, Salário-Educação, ICMS e ISS), também chamado de CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) - variando entre bens e serviços. O prazo para implementação é de cinco anos. Este modelo de reforma tributária prevê ainda:

  • Criação de um tributo seletivo para arrecadação adicional sobre produtos como combustíveis, cigarros, bebidas, veículos, energia elétrica e telecomunicações;
  • Libera concessão de benefícios fiscais para setores específicos;
  • Criação do "imposto negativo", nos mesmos moldes da proposta da Câmara.

Ministério da Economia: PL 3887

O modelo de reforma tributária 2021 do ministro Paulo Guedes prevê a criação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), baseado da unificação de PIS e Cofins. A alíquota seria de 12% para todos os setores. Outras medidas são:

  • Criação do “imposto negativo”;
  • Previsão para as partes ainda não apresentadas compreendem:
    Incorporação do IPI e IOF;
    Diminuição de Imposto de Renda para pessoas físicas e empresas;
    Tributação de dividendos;
    Desoneração da folha de pagamentos das empresas;
    Tributação sobre transações digitais.

Veja mais notícias de Economia  

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes