Taxa de desemprego fica em 14,1% em novembro, diz IBGE

A população desempregada é de 14 milhões, um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período de 2019.

O desemprego atinge 14 milhões de pessoas no país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), a taxa de desemprego para o trimestre encerrado em novembro do ano passado é de 14,1%, se mantendo estável em relação ao trimestre anterior. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Taxa de desemprego em 14,1%

A taxa de desemprego de 14,1%, está estável em relação ao trimestre de junho a agosto, que registrou 14,4%. Ao passo que houve um aumento em relação ao trimestre de setembro a novembro de 2019, quando a taxa era de 11,2%.

Já a população desempregada é de 14 milhões, um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período de 2019.

Por outro lado, a população ocupada é de 85,6 milhões, uma alta de 4,8% em relação ao trimestre anterior. Bem como, com uma queda de 9,4% em comparação com o mesmo trimestre de 2019.

Além disso, a população na força de trabalho, que inclui quem está trabalhando e quem está procurando emprego, registrou aumento de 4,3% frente ao trimestre anterior. Ao passo que, a população fora da força de trabalho caiu 3,4%.

Nota-se ainda, que o número de desalentados ficou estável em relação ao trimestre anterior. Trata-se das pessoas que deixaram de procurar emprego por não encontrar vagas em sua localidade.

Número de trabalhadores autônomos e domésticos aumentou

Ademais, além da taxa de desemprego, a pesquisa mostrou que o número de trabalhadores por conta própria cresceu 6,6% em relação ao trimestre anterior. Assim como o número de trabalhadores domésticos, que cresceu 5,1%. Ambos apresentam queda quando comparados ao trimestre de setembro a novembro de 2019, com destaque para os domésticos com queda de 24,6%.

Por fim, a taxa de informalidade chegou a 39,1% da população ocupada. No trimestre anterior, ficou em 38%.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes