Inscrição Municipal: saiba para que serve e como consultar o número

Uma das etapas para quem deseja abrir um negócio é obter a Inscrição Municipal. Trata-se da permissão para funcionamento da empresa.

Uma das etapas para quem deseja abrir um negócio é obter a Inscrição Municipal. Trata-se da permissão para funcionamento da empresa. Sendo assim, após o registro da Junta Comercial, o empreendedor deve fazer um cadastro na prefeitura do município em que está localizado.

A Inscrição Municipal se trata da identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. De modo que, tem relação com o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), tributo que deve ser pago por empresas que prestam serviços.

Através dessa inscrição, a prefeitura supervisiona a localização,  funcionamento e as atividades prestadas de cada negócio do município.

Para que serve a Inscrição Municipal da empresa?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Inscrição Municipal é útil para variadas necessidades da empresa em seu funcionamento. Uma delas está relacionada à emissão de nota fiscal. A partir da liberação desse cadastro, a prefeitura envia os dados para possibilitar a emissão das notas.

Nota-se que, para empresa prestadora de serviços, a Inscrição Municipal basta para a emissão de notas fiscais. Já para empresa da área de comércio, é preciso também da inscrição estadual.

Além disso, esse cadastro é importante também para a solicitação de alvará de funcionamento, bem como de vistoria e vigilância sanitária do estabelecimento.

Como conseguir?

O pedido para uma Inscrição Municipal varia de acordo com as regras de cada município. Em determinadas cidades, basta preencher formulários pela internet para obter o número, já em outros o cidadão deve fazer o procedimento presencialmente.

No geral, é necessário apresentar para a prefeitura documentos como contrato social e CNPJ, além de RG e CPF dos sócios.

Como consultar o número?

O número da Inscrição Municipal está descrito no alvará de funcionamento, documento que é emitido pela prefeitura. O mesmo precisa ficar fixado e visível na sede da empresa. Ademais, também é possível verificar o número na notificação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), enviada anualmente.

Pela internet, é possível consultar no site da prefeitura. O processo é diferente entre os municípios. Para exemplificar, na cidade de São Paulo o interessado pode acessar a área de Cadastro do Contribuinte Mobiliário (CCM) no portal da prefeitura. Feito isso, clicar em “ficha de dados cadastrais” e digitar o CNPJ ou CPF do dono do negócio.

 

Leia também:

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes