Simples Nacional indeferido: veja como contestar pela internet

Entenda como contestar o indeferimento da Receita Federal da adesão ao Simples Nacional.

O Simples Nacional recebeu 276.244 pedidos de adesão ao regime em 2021. No entanto, 124.596 desses pedidos foram indeferidos. Para facilitar o trabalho, as empresas podem fazer a contestação pela internet.

O indeferimento da adesão ao Simples Nacional pode ocorrer devido a irregularidades encontradas durante a verificação. Além disso, débitos em abertos podem ter sido constatados, o que dificulta o aceite no regime.

O empresário que teve a solicitação negada pode acessar o termo de indeferimento relativo a pendências pelo 'Domicílio Tributário Eletrônico' do Simples Nacional (DTE-SN). Ainda é possível fazer a consultar por meio da funcionalidade de acompanhamento.

Como contestar o Simples Nacional indeferido pela internet?

Os empresários que desejam contestar o indeferimento do Simples Nacional podem acessar o portal e-CAC. O login deve ser feito com o CNPJ da empresa. Acompanhe no passo a passo a seguir.

  1.  Após o login, acesse o menu “Legislação e Processos”.
  2. Em seguida, escolha a opção "Processos Digitais (e-Processo)";
  3. Feito isso, abra um "Dossiê Digital de Atendimento" ao clicar na opção "Abrir";
  4. Na área de concentração, selecione "Simples Nacional". Na opção serviço escolha "Impugnar Indeferimento ao Termo de Opção ao Simples Nacional”.

Após seguir o passo a passo, basta reunir os documentos e enviar. Fique atento ao novo número de processo, pois ele deve ser usado para preencher as declarações enquanto não é dado o parecer final. Com isso, o dossiê digital de atendimento será arquivado.

Essa opção de contestação está disponível apenas para as empresas que tiveram o pedido indeferido pela Receita Federal. Se o pedido foi indeferido pelo município ou estado, a contestação deve ser encaminhada para a administração tributária que verificou as irregularidades.

Leia também:

Entenda como funciona a prorrogação do Simples Nacional em 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes