Australian Open: quando começa o primeiro Grand Slam de 2022

Competição vai contar com grandes atletas, enquanto Roger Federer e as irmãs Serena e Venus Williams são desfalques

No calendário do tênis, o Australian Open é o primeiro Grand Slam da temporada de 2022, pronto para receber grande estrelas no Melbourne Park como Djokovic, Rafael Nadal, Naomi Osaka e Ash Barty. Na última edição, o sérvio Djokovic levantou o troféu, enquanto busca consagrar-se mais uma vez este ano. Confira qual é a data de início do Australian Open em 2022 e quais atletas vão competir.

Quando vai ser o Australian Open 2022?

Na temporada 2022, o Australian Open tem início em 17 de janeiro, segunda-feira, seguindo até o dia 30 do mesmo mês em Melbourne, na Austrália. Em meio a novos casos de Covid-19 em uma nova onda, a competição promete seguir todos os protocolos de segurança para evitar maiores problemas com todos os envolvidos.

Os horários dos jogos, no entanto, serão opostos aos do Brasil uma vez que a diferença de horário com a Austrália é de 13 horas. Por isso, se o confronto acontecer pela tarde ou a noite em Melbourne, então será transmitido na parte da manhã no Brasil.

Como funciona o Australian Open?

O Australian Open é sempre o primeiro dos quatro Grand Slam na temporada de tênis. A etapa de qualificação ocorre entre 10 e 14 de janeiro para definir quais serão as atrações principais em todas as categorias.

Existem 32 atletas cabeças de chave, considerados os mais fortes em quadra, onde são anunciados pela entidade antes do sorteio. Isso acontece para separar os melhores jogadores, de forma que eles não se encontrem nas primeiras rodadas do torneio. O primeiro e o segundo são colocados em extremos opostos, para que os dois melhores não possam se encontrar antes da final.

A competição apresenta categorias simples masculino e feminino, mistos, duplas masculinas, femininas e mistas, juniores, cadeirantes, cadeira de rodas quádrupla e lendas masculinas e femininas. Cada uma tem o seu modelo de confrontos e números de participantes. No simples masculino e feminino, as principais categorias tem 128 competidores, 16 qualificados e 8 pela repescagem em melhor de cinco sets.

Três rodadas são feitas até a definição das oitavas de final, quartas, semifinais, e a tão esperada final.

Australian open 2022
Torneio é o primeiro da temporada do tênis. Foto: reprodução / australian open @australianopen

Quais atletas vão disputar o Australian Open em 2022?

A lista de presença do Australian Open conta com grandes nomes do Tênis, deixando torcedores e amantes do esportes ansiosos para o início do torneio. Com 212 atletas já confirmados, estão na lista Naomi Osaka, duas vezes campeã do Australian Open, Novak Djokovic, Daniil Medvedev, Angelique Kerber, Ashleigh Barty, Rafael Nadal, Karolina Pliskova, Leylah Fernandez e Alexander Zverev.

Por outro lado, estrelas como Roger Federer, Andy Murray, as irmãs Serena e Venus Williams e Dominic Thiem não vão participar por motivos de lesões e saúde.

Quem são os atuais os campeões do Australian Open?

Novak Djokovic e Naomi Osaka foram os grandes vencedores do Australian Open em 2021. De um lado, a japonesa de 23 anos derrotou a norte-americana Jennifer Brady na final do simples feminino pelo placar de 2 sets a 0. Para disputar o título, Naomi derrotou a favorita Serena Williams na semifinal. Este foi o seu 4º título de Grand Slam.

Do outro lado, Djokovic apenas confirmou o seu favoritismo. Ele passou facilmente por Frances Tiafoe, Taylor Fritz, Milos Raonic, Alexander Zverev e Aslan Karatsev. Na final, bateu o russo Daniil Medvedev por 3 sets a 0.

Australian open 2022
Naomi e djokovic são os atuais campeões. Foto: reprodução / australian open @australianopen

Onde assistir o Australian Open?

No Brasil, os amantes do esporte poderão acompanhar todos os passos da competição através do canal ESPN, da rede Disney, disponível em operadoras por assinatura, e também no Star +, serviço de streaming da emissora. Dessa maneira, para adquirir as transmissões você deve entrar em contato com a operadora que oferece os serviços.

 

Leia também

Qual será o salário de Giuliano no Corinthians? 

Contratações do PSG 2021: vejas as novidades para nova temporada 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes