Como funcionam as finais da NBA? Entenda a fase decisiva da liga

Entenda como funciona a disputa pelo tão sonhado título da competição de basquete

Não há dúvidas de que a NBA é o maior torneio de basquete profissional do mundo. Ao todo, a liga integra 30 equipes das mais variadas regiões dos Estados Unidos buscando o tão sonhado título da temporada em disputa nas finais da NBA. Mas, afinal, como funciona a fase decisiva da maior liga de basquete do mundo?

Como funciona a temporada da NBA?

A liga profissional de basquete americana, ou NBA, reúne todos os anos 30 equipes, sendo quinze em cada Conferência por regiões. A Conferência Leste traz equipes como Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets, Boston Celtics, Miami Heat e Cleveland Cavaliers.

Enquanto isso, a Conferência Oeste conta com os times do Los Angeles Lakers, Golden State Warriors, Denver Nuggets e Dallas Mavericks. Dessa maneira, na temporada regular, são 82 jogos disputados (ou 72, na temporada em 2020 e 2021) entre o mesmo grupo e o adversário.

Ao fim, os oito melhores colocados de cada Conferência se classificam para os playoffs da NBA. Assim, ainda separados pela Conferência, os 16 times competem em uma série de sete jogos, onde quem fizer primeiro quatro vitórias ganha, alcançando as semifinais e, então, as finais da Conferência. Por fim, os dois vencedores de cada Conferência se enfrentam nas finais da NBA na temporada.

Knicks x lakers
Adam pantozzi / andrew d. Bernstein / nba e

Como funcionam as finais da NBA?

Dentro dos playoffs, acontecem as finais de cada Conferência, sendo a Oeste e Leste. Dessa maneira, duas equipes são campeãs.

As duas equipes ganhadoras das Conferência disputam as finais da NBA em uma série de jogos. Além disso, quem tiver a melhor campanha na temporada regular ganha a vantagem de começar os dois primeiros jogos em casa e, se for o caso, decide também em casa.

Qual o prêmio do campeão da NBA?

A equipe campeã da temporada na NBA conquista o troféu Larry O'Brien. Com o design feito pela empresa de jóias Tiffany & Co, o troféu é feito à mão em prata de lei com uma camada de ouro de 24 quilates, tendo 60 centímetros de altura. A ideia principal do prêmio remete a uma bola de basquete e a rede da cesta, dando a aparência de uma jogada em movimento. 

Criado em 1978 pela NBA, foi renomeado em 1984 como forma de homenagear o ex-comissário norte-americano da liga Larry O'Brien. Segundo informações da NBA, Larry foi comissário entre 1975 a 1984, integrando o Hall da Fama do Basquete em maio de 1991.

Trofeu
Troféu larry o'brien (nba oficial / nba. Com)

Qual equipe da NBA disputou mais vezes as finais?

Assim como na lista de maiores campeões da NBA, Los Angeles Lakers e Boston Celtics figuram no topo do ranking. Ao todo, o time da Califórnia contabiliza 32 finais da NBA, enquanto a equipe dos Celtics tem 21, sendo dezessete títulos conquistados para cada um.

Em terceiro lugar está o Golden State Warriors, com 11 aparições ao longo da história.

No quesito jogadores, Bill Russell tem doze, Sam Jones com onze Lebron James, do Lakers, com dez, são os atletas de basquete com mais participações em finais.

 

+ Maiores campeões da NBA: quais são os times com mais títulos 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes