Bernardinho será o novo treinador da França; confira seus títulos e carreira

Brasileiro é um dos técnicos mais vitoriosos na história do esporte e treinará uma seleção estrangeira pela primeira vez em sua carreira.

Ídolo do vôlei brasileiro, Bernardinho será o novo técnico da seleção da França, a partir dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Treinador do Sesc-RJ/Flamengo, o comandante está fora da seleção brasileira desde 2017, quando saiu por vontade própria. No entanto, sempre foi uma sombra para os atuais treinadores Renan Dal Zotto, no masculino, e José Roberto Guimarães, no feminino, por conta de sua carreira de sucesso. Confira aqui os títulos e conquistas de Bernardinho.

Carreira e títulos de Bernardinho

Sem dúvida, Bernardinho é um dos treinadores mais vitoriosos na história do esporte. O comandante liderou tanto a seleção brasileira feminina quanto a masculina, no entanto foi entre os homens que o técnico mais acumulou títulos.

Natural do Rio de Janeiro, o carioca chegou a seleção brasileira masculina em 2001, próximo da Liga Mundial, e de cara, conquistou a competição. Permaneceu no comando da equipe por 15 anos, e neste período, somou mais de 30 conquistas.

Bernardinho possui duas medalhas de ouro olímpicas (Atenas-2004 e Rio-2016), além de duas pratas (Pequim-2008 e Londres-2012) e três títulos mundiais (2002, 2006 e 2010). Por fim, ainda tem oito Ligas Mundiais vencidas.

Pela equipe feminina, o treinador conquistou dois bronzes em Jogos Olímpicos: Atlanta-1996 e Sidney-2000. Os números de Bernardinho surpreendem e o técnico conquistou então seis medalhas olímpicas em sequência: 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016.

Em 15 anos na seleção masculina, bernardinho conquistou mais de 30 títulos
Em 15 anos na seleção masculina, bernardinho conquistou mais de 30 títulos (foto: reprodução/fivb)

Fim da era na Seleção Brasileira

Logo depois da conquista do ouro nas Olimpíadas do Rio-2016, Bernardinho decidiu abandonar a equipe do Brasil, afim de ficar mais próximo da família. Durante duas décadas, ele se dividiu entre clubes e seleção, e então definiu que ficaria apenas à frente do Sesc-RJ/Flamengo.

Embora Bernardinho não tenha comunicado oficialmente, a tendência é que ele continue à frente do clube. Diferente do futebol, no vôlei a temporada interclubes começa em setembro e termina no início de abril. Todo restante do ano, é destinado para o calendário de seleções, por isso, é comum um treinador dirigir tanto um time, quanto uma seleção.

Bernardinho comanda equipe do sesc-rj/flamengo e deve permanecer no clube
Bernardinho comanda equipe do sesc-rj/flamengo e deve permanecer no clube (foto: marcelo cortes/flamengo)

Bernardinho assume seleção da França

A federação de vôlei da França confirmou Bernardinho como novo treinador da equipe, para o ciclo de Paris-2024. Em comunicado oficial, a entidade divulgou: "Bernardo Rezende, mais conhecido como Bernardinho, aceitou a proposta da Federação Francesa de Voleibol para suceder Laurent Tillie no final dos Jogos Olímpicos de Tóquio".

O treinador brasileiro irá comandar uma seleção estrangeira pela primeira vez em sua carreira, e está ansioso pela experiência. Ainda segundo o comunicado da federação, Bernardinho diz que o vôlei dos franceses evoluíram muito nos últimos anos e que a meta é a medalha de ouro, em Paris.

"Estou muito honrado que a Federação tenha aceitado minha candidatura. Esta decisão não foi fácil porque requer alguns sacrifícios pessoais. Mas quando olho para a seleção da França e sua evolução hoje, fico muito entusiasmado com a ideia de poder trazer minha experiência a ela, a fim de avançar em direção a um único objetivo comum: a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. É um verdadeiro desafio que nos espera ", disse Bernardinho.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes