Confira as seleções já classificadas para o Mundial de vôlei feminino 2022

Brasil está classificado na competição depois de vencer o Sul-Americano no vôlei feminino

O calendário de vôlei feminino terminou na temporada 2021 para o Brasil. Entretanto, a seleção já traça os primeiros passos para o Mundial de Vôlei de 2022 que será disputado na Holanda e Polônia. Neste momento, 24 equipes já estão classificadas para disputar a competição no ano que vem. Confira quais são e o que esperar do torneio.

Conheça a equipe completa do Brasil no vôlei feminino em 2021 

Seleções classificadas para o Mundial de Vôlei Feminino 2022

Vinte e quatro seleções já estão garantidas para a 19ª edição do Mundial de Vôlei Feminino em 2022 com o fim dos campeonatos continentais. A Holanda e a Polônia confirmaram presença de forma direta já que são os anfitriões do torneio assim como a Sérvia que é a atual campeã do Mundial.

Dessa maneira, os times campeões e vice-campeões de cada um dos continentais fecharam as dez vagas na competição pelo Sul-Americano, o torneio da Confederação Africana de Voleibol, o Campeonato Asiático, o Europeu e por fim através dos duelos pela Confederação da América do Norte, Central e Caribe de Voleibol.

As onze vagas restantes são preenchidas pela ordem das posições no Ranking oficial da Federação Internacional de Vôlei. Por isso, a América do Sul conta também com a Argentina, que garantiu-se através da classificação.

 

Países-sedes: Holanda e Polônia

Atual campeã: Sérvia

Europa: Itália e Turquia (em terceiro lugar, herdou a vaga da Sérvia que foi medalha de prata)

Norceca: República Dominicana e Porto Rico

América do Sul: Brasil e Colômbia

Ásia: China e Japão (classificados pelo ranking mundial)

África: Camarões e Quênia

Ranking da FIVB: Estados Unidos (1º), Rússia (8º), Alemanha (11º), Bélgica (13º), Coréia do Sul (14º), Bulgária (15º), Canadá (18º), Tailândia (19º), Argentina (21º), República Tcheca (22º) e Cazaquistão (23º)

Datas do Mundial de Vôlei Feminino em 2022

O Mundial tem início no dia 23 de setembro de 2022 até o dia 15 de outubro. Entretanto, a Federação de Vôlei ainda não disponibilizou as datas oficiais do torneio. Os jogos serão disputados em diferentes quadras, já que possuem duas sedes em formato diferente do original em que os torcedores estão acostumados a acompanhar.

Este ano, a novidade também fica por conta da participação da Colômbia pela primeira vez após vencer o Brasil na final do Sul-Americano e, consequentemente, subir no ranking da FIVB. Além disso, Cuba, grande campeã da competição, ficou fora, e a Croácia.

Quantas vezes o Brasil foi campeão mundial de vôlei feminino?

A seleção do Brasil contabiliza 3 medalhas de prata e uma de bronze na história do Mundial de Vôlei Feminino. Conquistou os vice-campeonatos nos anos de 1994, 2006 e 2010, enquanto o bronze ficou garantido em 1998 diante da Rússia em quadra.

Em 2018, a Sérvia consagrou-se campeã, enquanto o Brasil parou na fase de grupos em 4ª posição. A maior campeã, entretanto, é a Rússia desde a época da União Soviética com 7 medalhas de ouro, 2 de prata e 4 em bronze, totalizando 13. No ranking, as brasileiras estão em 8º lugar.

Mundial de vôlei feminino 2022
Brasil ainda não venceu nenhuma vez a competição. Foto: gaspar nóbrega/cob
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes