Entenda por que Tandara, do vôlei feminino, foi suspensa da Olimpíada

Brasileira está fora da Olimpíadas de Tóquio por potencial violação antidoping

Às vésperas da semifinal contra a Coréia do Sul, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou na noite desta quinta-feira, 5/8, que Tandara Caixeta, oposta do vôlei feminino do Brasil, foi suspensa provisoriamente por potencial violação de regra antidopagem. Agora, a atleta está fora da competição e deve retornar ao Brasil o quanto antes. Mas, afinal, por que isso aconteceu com Tandara? Entenda a seguir.

O que aconteceu com Tandara do vôlei feminino?

O Comitê Olímpico do Brasil foi notificado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) na manhã desta sexta-feira, ou noite aqui no Brasil, que Tandara Caixeta, 32 anos, recebeu uma suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem. O teste, no entanto, foi realizado em  7 de julho, em Saquarema, enquanto a atleta ainda estava treinando para os Jogos Olímpicos. Agora, a jogadora retornará ao Brasil o quanto antes e não participará da semifinal e de uma possível final.

No caso de Tandara, o COB ainda não informou qual foi a possível infração cometida ou se alguma substância proibida foi encontrada no exame antidoping, realizado para mostrar se o atleta fez ou não o uso de substâncias dopantes para jogar. No entanto, segundo o jornal O Globo, o uso de remédio para controle menstrual por parte de Tandara pode ter provocado o resultado no exame.

O portal Globo Esporte apurou também que o elenco do vôlei feminino do Brasil não sofrerá punições por isso e, portanto, está livre para jogar as semifinais. A punição só acontece se mais atletas forem punidas por testarem positivo no exame, o que não é o caso.

 

Confira a seguir a nota divulgada pelo COB.

 

"O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de vôlei. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema, no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

A equipe feminina de vôlei disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coreia do Sul na noite desta sexta, 6, às 21h do Japão (9h do Brasil)."

O que diz Tandara sobre a suposta violação?

Tandara se manifestou através das redes sociais no finalzinho de noite desta sexta-feira. Através de um post, a assessoria da jogadora informou que Tandara está trabalhando em sua defesa e que não vai se manifestar até que tudo esteja resolvido.

Por fim, na publicação, a jogadora proibiu comentários e, além disso, também postou o comunicado nos stories, mostrando que não falará sobre o assunto antes da hora.

A 11
Nota da atleta sobre o caso. Foto: reprodução instagram

Qual é o próximo jogo do Brasil no vôlei feminino?

A equipe brasileira do vôlei feminino entra em quadra na sexta-feira, 06 de agosto de 2021, contra a Coréia do Sul nas semifinais da Olimpíada de Tóquio, a partir das 09h (horário de Brasília). Se vencer, vai para a grande final em busca da medalha de ouro contra o ganhador de Sérvia ou Estados Unidos.

A partida tem transmissão da Rede Globo em todo o país, além de contar também com os canais SporTV e BandSports como opções ao vivo.

 

Leia também - Agenda das Olimpíadas 2021 de sexta: programação e horários – 06/08

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes