Fórmula 1: confira os novos horários dos treinos e onde assistir

Alteração na programação se deve ao funeral do Príncipe Philip, que ocorreria no mesmo horário do treino classificatório do GP de Ímola 2021.

A organização da Fórmula 1 alterou os horários dos treinos e da classificação do Grand Prix (GP) da Emilia Romagna 2021, em Ímola, disputado neste final de semana. O motivo da mudança na programação ocorre por conta do horário do funeral do Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II, que faleceu na última sexta-feira (9), aos 99 anos.

Novos horários dos treinos da Fórmula 1

O cortejo do corpo do príncipe consorte do Reino Unido está previsto para sábado (17) a partir das 10h40 (horário de Brasília). No entanto, neste mesmo horário ocorre o treino para definição do grid da Fórmula 1 do GP de Ímola 2021, segunda corrida da temporada. Para evitar um conflito com o funeral, a F1 antecipou em uma hora a sessão, que passou das 10h para a 9h.

Entretanto, a alteração gerou uma mudança em praticante todos os treinos do final de semana, por conta das regras da categoria. Devido a esse efeito cascata, o terceiro treino livre do sábado (17) precisou ser antecipado das 7h para as 6h. Segundo a regra da Fórmula 1, a classificação só pode começar, pelo menos, 2h depois do fim da última sessão prática. Com a antecipação da definição do grid, o terceiro treino então também precisou ser antecipado em uma hora.

Os treinos livres de sexta-feira (16) também sofreram alterações. Isso porque segundo o regulamento, a terceira sessão só começa 19h depois do fim do segundo treino, e as duas sessões precisam estar separadas em 2h30. Então, a organização adiantou os dois treinos em 30min. O primeiro ocorre das 6h às 7h, e o segundo das 9h30 às 10h30.

Por outro lado, o horário da largada da corrida da Fórmula 1 no domingo (18) não sofreu mudanças e continua prevista para 10h.

Lewis hamilton venceu o primeiro gp da temporada de 2021
Lewis hamilton venceu o primeiro gp da temporada de 2021 (foto: twitter/@f1)

Confira os horários e onde assistir a Fórmula 1

Sexta-feira – 16 de abril

  • 6h – Treino livre 1 – Bandsports
  • 9h30 – Treino livre 2 – Bandsports

Sábado – 17 de abril

  • 6h – Treino livre 3 – Bandsports
  • 9h – Classificação – Bandsports e Band

Domingo, 18 de abril

  • 10h – GP da Emilia-Romagna 2021, em Ímola – Band

Morte da Princesa Diana

Assim como em 2021, no dia do funeral da Princesa Diana em 1997, a Fórmula 1 também estava na Itália. No entanto, os treinos não tiveram alteração em seus horários, visto que o cortejo terminou antes do treino de classificação. O GP na ocasião ocorreu em Monza e os pilotos fizeram um minuto de silêncio em homenagem. A homenagem deve se repetir, dessa vez para Príncipe Philip no GP de Ímola 2021.

+ Saiba onde assistir aos jogos da 1ª rodada da Libertadores 2021

Você pode gostar também