Brasil e Argentina na Liga das Nações? Entenda como vai funcionar

Competição que tinha apenas seleções europeias poderá receber companheiros da América do Sul a partir de 2024

A Liga das Nações, competição entre seleções da Europa, poderão contar com times sul-americanos a partir de 2024, de acordo com o vice-presidente da UEFA, Zbigniew Boniek, em entrevista nesta sexta-feira, 17/12. A intenção é abranger o cenário da competição e movimentar ainda mais o futebol no mundo. Entenda como vai funcionar a Liga das Nações com a possibilidade de ter Brasil e Argentina no quadro de participantes.

Brasil e Argentina vão jogar a Liga das Nações?

De acordo com o vice-presidente da UEFA, Zbigniew Boniek, existe sim a possibilidade de Brasil, Argentina e as demais seleções da América do Sul de jogarem a Liga das Nações com as equipes da Europa.

Em entrevista na manhã desta sexta-feira, 17/12, o dirigente confirmou em entrevista ao portal polonês Meczyki que, após reunião com a Conmebol, a entidade estuda integrar as equipes a partir das edição de 2024.

“Esta será o último formato da Uefa Nations League. Tivemos uma reunião com a Conmebol, a confederação que comanda o futebol na América do Sul. A partir de 2024, as equipes deste continente vão se juntar à nossa competição”.

A Liga das Nações é formada por quatro ligas, A, B, C e D, onde as seleções foram distribuídas de acordo com as suas posições no ranking da FIFA. As mais famosas estão na primeira liga, enquanto as menores vão para o B, C e D assim sucessivamente. Durante a competição, as equipes buscam subir de divisão, enquanto outras são rebaixadas.

A entidade não se manifestou sobre a possível mudança, já que o número de participantes vai aumentar drasticamente.

Como vai funciona a nova Liga das Nações?

Com a mudança de formato, a Liga das Nações vai 65 seleções da Europa e também América do Sul. Seguindo a ideia de Zbigniew, as equipes de Brasil, Argentina e provavelmente Colômbia, Chile, Peru e Uruguai integrariam a Liga A, isto é, juntamente com Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.

Do outro lado, Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela entrariam para a Liga B, isto é, de menor expressão já que todas as seleções citadas também aparecem em menores posições no ranking oficial, jogando com Islândia, Rússia, Suécia e Bósnia.

Ao longo da temporada, os clubes podem subir ou até mesmo descerem de divisões.

 

Leia também:

Aposentadoria de Lewis Hamilton: o que sabemos sobre a polêmica

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes