Confira quando começa o Paulistão 2026 e novas regras
Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos vão disputar o principal estadual do país
A temporada do futebol brasileiro começa com os estaduais por todo o país, e o Paulistão 2026 já tem data para começar. Em São Paulo, as equipes de Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e os outros 12 clubes vão brigar pelo disputado título de Campeão Paulista a partir de janeiro. Veja os times e regulamento da disputa.
Veja quando começa o Gauchão.
Como vai ser o Paulistão de 2026?
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou o regulamento oficial do Campeonato Paulista da Série A1 de 2026. A competição começa no dia 10 de janeiro e será disputada por 16 clubes, reunindo os principais times do estado em busca do título estadual mais tradicional do país.
O torneio mantém o formato recente, com fase classificatória em turno único, mata-mata em jogo único até a final e rebaixamento para a Série A2.
Na primeira fase, cada equipe disputa oito partidas, enfrentando adversários definidos por sorteio técnico. Ao fim dessa etapa: os 8 melhores colocados avançam às quartas de final e os 2 últimos colocados são rebaixados para o Paulistão A2 de 2027.
As quartas de final e semifinais serão decididas em jogo único, sempre com mando do clube de melhor campanha. A final poderá ser disputada em partida única ou em ida e volta, conforme alinhamento entre FPF e CBF.
Em caso de empate nos confrontos eliminatórios, a vaga ou o título será decidido nos pênaltis.
Clubes participantes da Série A1
O Paulistão 2026 contará com os quatro grandes do estado e equipes tradicionais do interior. Confira os participantes:
- Corinthians
- Palmeiras
- São Paulo
- Santos
- Red Bull Bragantino
- Mirassol
- São Bernardo
- Novorizontino
- Guarani
- Ponte Preta
- Portuguesa
- Botafogo-SP
- Velo Clube
- Noroeste
- Capivariano
- Primavera
Os clubes foram divididos em quatro potes, levando em conta títulos, desempenho em 2025 e acessos. Cada time enfrenta todos os adversários do próprio pote e uma combinação de clubes dos demais grupos, totalizando oito jogos na primeira fase.
A tabela detalhada, com datas, horários e mandos, será definida pelo Departamento de Competições da FPF, considerando critérios de segurança e logística.