Conheça as sedes e estádios da Copa América 2021

Brasil sediará torneio entre seleções pela segunda edição seguida e já tem sedes e estádios previamente definidos; confira.

O ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, confirmou por meio do Twitter que o Brasil receberá a Copa América 2021. Além de confirmar a realização do torneio, Ramos anunciou as sedes que irão receber as partidas da competição, prevista para ocorrer do dia 13 de junho a 10 de julho deste ano. Confira então quais serão as sedes e estádios da Copa América 2021.

Quais serão as sedes da Copa América 2021?

Até o momento, o Brasil conta com quatro cidades-sede para o torneio: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT) e, por fim, Goiânia (GO). Destas, apenas o município carioca não encontra-se então no Centro-Oeste do país. A ideia é que com a maioria dos jogos centralizados em uma região, diminua-se os deslocamentos das seleções pelo território.

Embora essas sejam as cidades confirmadas até então, há a previsão deste número aumentar, visto que a Conmebol ainda não divulgou a nova tabela da competição. O torneio estava confirmado para ocorrer na Colômbia e Argentina, mas após uma reviravolta, a entidade escolheu o Brasil para sediar o torneio entre seleções.

Rio de janeiro será uma das cidades-sede da copa américa 2021
Rio de janeiro será uma das cidades-sede da copa américa 2021 (imagem: bruna prado - mtur )

Com as sedes definidas, também está praticamente encaminhada a definição dos estádios que receberão os jogos da Copa América 2021. As partidas devem ocorrer então no Mané Garrincha, em Brasília, Maracanã, Rio de Janeiro e, Arena Pantanal, em Cuiabá. As três arenas foram palco da Copa do Mundo de 2014.

A novidade fica com Goiânia, que não esteve presente no principais torneios internacionais em anos anteriores, mas abriu o Mundial Sub-17, em 2019. A capital de Goiás disponibilizou três estádios, mas a tendência é que os jogos ocorram no Olímpico. O Serra Dourado também pode ser usado e o Estádio Antônio Accioly, utilizado pelo Atlético Goianiense também está a disposição.

Veja os Estádios da Copa América

Estádio do Maracanã

O Estádio do Maracanã é o principal palco futebolístico do país e um dos mais conhecidos do mundo. Com capacidade para 78.838 torcedores, ele está localizado no Rio de Janeiro e recebe atualmente jogos do Flamengo e Fluminense.

O local também recebeu partidas da Copa América de dois anos atrás, além de estar presente na Copa do Mundo de 2014 e 1950. Os Jogos Olímpicos também tiverem duelos realizados no místico campo.

Estádio do maracanã receberá jogos da copa américa 2021
Estádio do maracanã receberá jogos da copa américa 2021 (foto: rio tur/prefeitura do rj)

Mané Garrincha

Localizado no Distrito Federal, o Mané Garrincha é outro estádio que esteve na Copa de 2014. Sem a presença de equipes do DF nas principais divisões do futebol nacional, o estádio é usado esporadicamente para alguns confrontos específicos.

Recentemente, foi palco da Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Palmeiras, além de sediar o jogo do Verdão na Recopa Sul-americana, contra o Defensa y Justicia.

O estádio de Brasília era um dos favoritos a receber a final da Sul-americana 2021, mas a Conmebol optou por realizar a partida no Centenário, em Montevidéu, Uruguai. No entanto, o campo brasileiro receberá a decisão do torneio continental no ano que vem.

Estádio mané garrincha deverá receber a copa américa 2021
Estádio mané garrincha deverá receber a copa américa 2021 (foto: reprodução cbf/arena bsb)

Arena Pantanal

A Arena Pantanal também esteve na Copa do Mundo do Brasil. Localizada em Cuiabá, capital do Estado do Mato-grosso, o local recebe jogos da equipe da cidade, o Cuiabá, que subiu para a primeira divisão do futebol nacional para esta temporada. O estádio tem capacidade para receber até 44.097 torcedores e deverá então sediar duelos da Copa América 2021.

Cuiabá vai ser sede da copa américa 2021 e arena pantanal deve receber confrontos
Cuiabá vai ser sede da copa américa 2021 e arena pantanal deve receber confrontos (foto: edson rodrigues/secop mt)

Estádio Olímpico

Ainda não está confirmado qual será o estádio goiano que receberá os duelos. No entanto, o grande favorito é o Olímpico, localizado no centro da capital goiana. O local sediou o Mundial Sub-17, que ocorreu no Brasil, mas em 2019.

Estádio olímpico, em goiânia, deverá ser uma das sedes da copa américa 2021
Estádio olímpico, em goiânia, deverá ser uma das sedes da copa américa 2021 (foto: reprodução/fifa. Com)

Abertura e final da Copa América 2021

A Conmebol ainda não divulgou a nova tabela da Copa América 2021. No entanto, a tendência é que a abertura da competição ocorra em Brasília, no Mané Garrincha, com um jogo da Seleção Brasileira.

Por outro lado, a entidade espera realizar a final no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Na edição anterior do torneio, a decisão também ocorreu no tradicional campo carioca.

+ Saiba quais os jogadores do Flamengo convocados para as seleções

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes