Corinthians x Flamengo: quem é freguês no histórico do clássico

Corinthians e Flamengo se preparam para disputar o jogo número 142 do clássico em novembro de 2021

Corinthians x Flamengo disputam um dos um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, conhecido como o Encontro das Nações. O duelo ganhou este nome porque opõe as duas maiores torcidas do Brasil em campo, que já se enfrentaram mais de cem vezes em toda a história por diversas competições. Confira o histórico de jogos completo e quem ganhou mais vezes.

Quem ganhou mais Corinthians x Flamengo?

Assim como na contagem de torcedores, o Flamengo também leva vantagem sobre o Corinthians no confronto direto com o rival. Em 141 jogos disputados, o time carioca soma 58 vitórias, contra 53 dos paulistas, além de 30 empates de acordo com os dados do portal Meu Timão.

O primeiro encontro entre os dois times aconteceu em 1918, com vitória do Corinthians de virada por 2 a 1 no Rio de Janeiro. Mas, nos últimos dois anos, o Flamengo tem levado a melhor. Afinal, o rubro-negro não perde para o Timão há cinco jogos, desde 2018. A última vitória corintiana no clássico foi em setembro daquele ano, pela semifinal da Copa do Brasil.

Corinthians e flamengo se enfrentam pelo brasileirão de 2019
Alexandre vidal/flamengo

Decisões entre Corinthians e Flamengo

A única decisão de título entre Corinthians e Flamengo aconteceu na Supercopa do Brasil de 1991. Campeão brasileiro do ano anterior, o alvinegro venceu o campeão da Copa do Brasil por 1 a 0, com gol de Neto.

Em confrontos de mata-mata em âmbito nacional, Corinthians e Flamengo duelaram cinco vezes, com três vitórias rubro-negras. A última delas no ano passado, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Os dois times também já se encontraram uma vez pela Libertadores, nas oitavas de final em 2010. E o Flamengo levou a melhor.

Maiores goleadas no histórico de Corinthians x Flamengo

A maior goleada da história do Encontro das Nações pertence ao Corinthians. Pelo Torneio Rio-São Paulo de 1953, o time paulista venceu por 6 a 0. Além disso, houve um amistoso disputado em 1961 que terminou com vitória alvinegra por 7 a 2 na Fazendinha.

Em Itaquera, o Corinthians também fez o maior placar ao vencer por 4 a 0 em 2016. Por outro lado, o Flamengo já aplicou um 3 a 0 em plena Neo Química Arena em jogo válido pelo Brasileirão de 2018, com dois gols de Lucas Paquetá.

Quem ganhou mais no Brasileirão?

Em toda a história de confrontos, o Flamengo mais uma vez leva vantagem no Encontro das Nações. Em 74 disputas, o rubro-negro venceu 29 partidas, empatou 19 vezes e contou com 26 vitórias do time de São Jorge. O primeiro encontro aconteceu em 1967 e segue até hoje como sendo um dos maiores clássicos do futebol brasileiro.

No quesito gols, são 106 do Flamengo e 93 para o Corinthians. O último encontro pelo campeonato, entretanto, aconteceu em 01 de agosto de 2021 na 14ª rodada, tendo a vitória por 3 a 1 do elenco carioca na Neo Química Arena.

 

Veja como foi a partida no vídeo a seguir pelo turno do Brasileirão em 2021.

Leia também:

Copa do Mundo 2022 no Catar: programação, horários e ingressos 

Você pode gostar também