Saiba como funciona o regulamento do Brasileiro Série D 2021

Jogos da primeira fase da competição iniciam neste sábado (5), com 64 clubes divididos em oito grupos; confira como será o regulamento.

O Campeonato Brasileiro da Série D inicia a primeira fase da competição neste sábado (5). Ao longo de 14 rodadas, 64 clubes buscam a vaga à fase eliminatória, para sonharem com o acesso à terceira divisão do futebol nacional. Confira como funciona o regulamento do Brasileiro Série D 2021.

Regulamento do Brasileiro Série D 2021

Assim como na temporada passada, o Campeonato Brasileiro da Série D 2021, terá o formato de disputa com fase de grupos e eliminatórias. Antes do início da primeira fase, oito clubes disputaram a etapa preliminar. Grêmio Atlético Sampaio, Tocantinópolis, Brasiliense e Rio Branco garantiram as últimas vagas da competição.

O Brasileiro terá oito grupos com oito equipes em cada, sendo que os clubes da mesma chave se enfrentam com turno e returno. Ou seja, cada time faz 14 partidas nesta primeira fase. Então, os quatro primeiros de cada grupo avançam à etapa eliminatória.

"<yoastmark

Segundo o regulamento, na segunda fase do Brasileiro Série D 2021, as 32 equipes classificadas decidirão os 16 classificados às oitavas de final. No formato mata-mata as equipes decidem a vaga, mas em jogos de ida e volta.

Os 16 clubes classificados jogam as oitavas de final, novamente em partidas de ida e volta. Os oito que avançarem fazem as quartas e os quatro classificados à semi, garantem-se então na Série C de 2022.

  • Fase preliminar: 8 clubes distribuídos em 4 grupos de 2 clubes cada;
  • 1ª Fase: 64 clubes distribuídos em 8 grupos de 8 clubes cada;
  • 2ª Fase: 32 clubes distribuídos em 16 grupos de 2 clubes cada;
  • 3ª Fase: 16 clubes distribuídos em 8 grupos de 2 clubes cada;
  • 4ª Fase: 8 clubes distribuídos em 4 grupos de 2 clubes cada;
  • 5ª Fase: 4 clubes distribuídos em 2 grupos de 2 clubes cada;
  • 6ª Fase - Final: 2 clubes em 1 grupo.
Joinville participa da competição e está no grupo 8
Joinville participa da competição e está no grupo 8 (foto: nathan farias/jec)

Critérios de desempate

Em caso de empate nos pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da 1ª fase, o desempate ocorre de acordo com os critérios estabelecidos pela CBF para o Brasileiro Série D 2021. Confira abaixo:

  • 1º. Maior número de vitórias;
  • 2º. Maior saldo de gols;
  • 3º. Maior número de gols pró;
  • 4º. Confronto direto;
  • 5º. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
  • 6º. Menor número de cartões amarelos recebidos;
  • 7º. Sorteio.

A partir da segunda fase, no mata-mata, em caso de empate nos  confrontos, a decisão fica então para as penalidades.

Palmas estreia no brasileiro série d 2021 contra o imperatriz
Palmas estreia no brasileiro série d 2021 contra o imperatriz (foto: twitter/@palmasfutebol)

Quando será a final da Série D 2021

O Campeonato Brasileiro da Série D 2021 começou no dia 26 de maio, mas com os jogos de ida fase preliminar. Quatro dias depois, a competição realizou os duelos da volta, para a então definição dos últimos quatro classificados.

Por outro lado, a fase de grupos inicia neste sábado (5) e a previsão é que a grande final ocorra nos dias 7 e 14 de novembro, em duelos de ida e volta.

+ Saiba quando Daniel Alves volta a jogar pelo São Paulo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes