O que foi a Invasão Corintiana ao Maracanã? Evento completa 45 anos

Entenda o que foi o acontecimento que levou torcedores do Corinthians ao Rio de Janeiro

Considerado um dos momentos mais marcantes da história do Corinthians, a Invasão Corintiana completa 45 anos no domingo, 5 de dezembro de 2021. Apesar da popularidade do evento, a história não é tão conhecida o quanto poderia por torcedores que não sejam alvinegros. Portanto, entenda o que foi a invasão corintiana.

O que foi a Invasão Corintiana?

A Invasão Corinthiana é como ficou conhecida a ida de milhares de torcedores do Sport Club Corinthians Paulista ao Maracanã, no Rio de Janeiro, para a semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 contra o Fluminense. O acontecimento começou antes, porém culminou na presença desses torcedores no dia 5 de dezembro.

Conhecida como uma das maiores presenças de públicos visitantes na história do futebol brasileiro e mundial, a invasão levou cerca de 70 mil corintianos ao Maracanã na tarde daquele domingo para ver o empate de 1 a 1 entre as equipes e classificação alvinegra nas penalidades máximas.

Dentre vários motivos que levaram ao evento, uma fala do presidente do Fluminense na época, Francisco Horta, foi determinante para provocar a torcida adversária. "Que os vivos saiam de casa e os mortos saiam das tumbas para torcer pelo Corinthians no Maracanã porque o Fluminense vai ganhar a partida”, declarou o tricolor.

Isso fez com que a torcida corintiana usasse todos os 70 mil ingressos destinados ao clube e quebrasse o recorde de tráfego na Via Dutra, de acordo com o Departamento Nacional de Estrada de Rodagem, que criou a "operação Corinthians" para possibilitar a chegada de todos ao Rio de Janeiro.

Além disso, o fato do time estar se aproximando da final da competição foi mais um fator que cooperou para a maciça viagem dos torcedores ao estado vizinho. Na época, o Corinthians não conquistava um título fazia 22 anos, tabu quebrado no Campeonato Paulista de 1977.

O público anunciado naquele dia foi de 146.043 pagantes no estádio, mas estima-se cerca de 170.000 de pessoas presentes no Maraca.

No jogo único pré-final, o Fluminense abriu o placar com Carlos Alberto Pintinho, aos 18 minutos, mas sofreu o empate corintiano, aos 30, com gol, de bicicleta, de Ruço. Na etapa final, a chuva inundou o gramado do Maracanã e nada mais aconteceu. Nos pênaltis, o goleiro Tobias, do Corinthians, defendeu duas penalidades e classificou o Timão para a decisão.

Na final, sem ingressos para a torcida alvinegra, com as estradas gaúchas fechadas pela polícia e temendo uma nova Invasão Corintiana, o Internacional venceu o Timão por 2 a 0 no jogo único e foi campeão do Brasileiro de 1976.

Quantos torcedores o Corinthians tem?

Estima-se que o Corinthians tenha cerca de 30 milhões de torcedores, o segundo maior número do Brasil atrás apenas do Flamengo. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Datafolha em 2019, 14% da população do país torcem para o Corinthians, o clube carioca tem uma taxa de 20%.

Segundo o levantamento, o Timão tem mais torcida na região Sul (11% contra 4%) e na região Sudeste (18% contra 17%). Enquanto isso, o Rubro-Negro tem ampla vantagem no Norte (39% a 10%), no Nordeste (27% a 9%) e no Centro-Oeste (27% a 9%).

De acordo com o Datafolha, a ordem, em número absoluto, é:

  • Flamengo: 20%
  • Corinthians: 14%
  • São Paulo: 8%
  • Palmeiras: 6%
  • Vasco: 4%
  • Cruzeiro: 4%
  • Grêmio: 4%
  • Santos: 3%
  • Internacional: 3%
  • Atlético-MG: 2%
  • Botafogo: 1%
  • Fluminense: 1%

Leia também: Injustiçado? Confira os números de Lewandowski em 2021

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes